Estudo de crenças no ensino-aprendizagem de língua estrangeira em contexto rural

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Ana Maria dos Santos Garcia Ferreira-
Autor(es): dc.creatorLacerda, Ingrid Soares de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:18:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:18:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8872-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672129-
Descrição: dc.descriptionThe study of beliefs in foreign language learning became popular in Brazil in the 90s, and the number of papers in this area has been increasing since then. A great deal of these papers focuses on public schools, but always in urban context. Thus, a huge number of students who live in the rural context are left aside. Considering Barcelos’s (2006) studies on beliefs and Caldart’s (2012) studies on countryside education, I investigated the beliefs of students from a school located in a rural area of Campo Largo, Paraná. The data was gathered through a questionnaire applied to thirty-eight students and the results were very interesting because they showed how some beliefs depend on a trigger to exist in their discourse. This finding serves as a starting point for further investigation of the functioning of beliefs and their influence in rural context.-
Descrição: dc.descriptionO estudo de crenças no ensino e aprendizagem de língua estrangeira chegou ao Brasil em meados de 1990, e a quantidade de trabalhos nesta área, desde então, só aumenta. Uma grande quantidade de pesquisas foca no ensino público, mas sempre em contexto urbano, o que acaba deixando de lado as escolas localizadas no campo. Tendo como base não só os estudos de Barcelos (2006) sobre crenças, e os estudos de Caldart (2012) sobre educação do campo, como também as Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo (BRASIL, 2002), investiguei as crenças de uma escola localizada em área rural de Campo Largo, Paraná. Os dados foram coletados através de um questionário respondido por 38 alunos e os resultados mostram que algumas crenças comuns em participantes que vivem em contexto urbano não são tão presentes em contexto rural. Esta pesquisa serve como um ponto de partida para futuras investigações acerca do funcionamento das crenças em contexto rural.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas rurais-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística aplicada-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and languages - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectRural schools-
Palavras-chave: dc.subjectApplied linguistics-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Letras-
Título: dc.titleEstudo de crenças no ensino-aprendizagem de língua estrangeira em contexto rural-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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