Contribuições metodológicas da geografia para estudos de áreas de risco no ensino fundamental e médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMagalhães, Vanderlei Leopold-
Autor(es): dc.contributorMagalhães, Vanderlei Leopold-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorSantos, Ricardo dos-
Autor(es): dc.contributorScherpinski, Neusa Idick-
Autor(es): dc.creatorTrovarelli, Patrícia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:18:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:18:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21073-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672089-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta os resultados das pesquisas acerca das metodologias e didáticas possíveis de serem utilizadas para trabalhar a temática áreas de risco socioambiental no ensino fundamental e ensino médio. Partiu do levantamento bibliográfico de artigos científicos, capítulos de livros e anais de congressos publicados em sites de pesquisa acadêmica após o ano de 2000. O objetivo geral foi verificar as possíveis metodologias e práticas educativas que estão sendo pesquisadas e utilizadas por professores, instituições ou pesquisadores sobre as áreas de risco socioambiental possíveis de serem utilizadas no ensino fundamental e médio. Como objetivo específico, verificou como e em quais ciclos dos Parâmetros Curriculares Nacionais a disciplina de Geografia pode contribuir para a abordagem da temática áreas de riscos socioambiental. A importância dessa pesquisa se justifica nos esclarecimentos sobre a abordagem das áreas de risco no ensino fundamental e médio abrindo possibilidades de investigações mais sistematizadas sobre o assunto, a fim de trazer novas contribuições para o aprimoramento de métodos e técnicas de ensino desta temática para a educação básica.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta os resultados das pesquisas acerca das metodologias e didáticas possíveis de serem utilizadas para trabalhar a temática áreas de risco socioambiental no ensino fundamental e ensino médio. Partiu do levantamento bibliográfico de artigos científicos, capítulos de livros e anais de congressos publicados em sites de pesquisa acadêmica após o ano de 2000. O objetivo geral foi verificar as possíveis metodologias e práticas educativas que estão sendo pesquisadas e utilizadas por professores, instituições ou pesquisadores sobre as áreas de risco socioambiental possíveis de serem utilizadas no ensino fundamental e médio. Como objetivo específico, verificou como e em quais ciclos dos Parâmetros Curriculares Nacionais a disciplina de Geografia pode contribuir para a abordagem da temática áreas de riscos socioambiental. A importância dessa pesquisa se justifica nos esclarecimentos sobre a abordagem das áreas de risco no ensino fundamental e médio abrindo possibilidades de investigações mais sistematizadas sobre o assunto, a fim de trazer novas contribuições para o aprimoramento de métodos e técnicas de ensino desta temática para a educação básica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectMethodology-
Palavras-chave: dc.subjectGeography - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleContribuições metodológicas da geografia para estudos de áreas de risco no ensino fundamental e médio-
Título: dc.titleMethodological contributions of geography for studies of risk areas in elementary and high school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.