Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Michelle Budke | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Michelle Budke | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
Autor(es): dc.creator | Garofalo, André Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:18:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:18:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21788 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672087 | - |
Descrição: dc.description | This work aimed to show the importance of working in classrooms with Environmental Education and the interaction of students with it. For that reason a class of a Municipal School of the municipality of Mairinque, state of São Paulo was chosen. The methodology adopted is based on literature research on the subject, mainly to know the community around the school and how it interacts with the environment, through a questionnaire. Observations were made in the classroom about the theme, in which the students themselves raised the problems detected in the community and at school, related to the degradation of the environment and proposed actions, such as the exposure of photos that they themselves brought from degraded areas, mainly by the action of man, so that the community can reflect on these situations and try to somehow soften them. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve por objetivo mostrar a importância de se trabalhar nas salas de aula com a Educação Ambiental e da interação dos alunos com ela. Por isso foi escolhido uma turma de uma Escola Municipal do município de Mairinque, estado de São Paulo. A metodologia adotada baseia-se em pesquisas das literaturas sobre o assunto, principalmente conhecer a comunidade do entorno da escola e de que maneira ela interage com o ambiente, através de um questionário. Foram feitas observações em sala de aula a respeito do tema, em que os próprios alunos levantaram os problemas detectados na comunidade e na escola, relacionados à degradação do meio ambiente e propuseram ações, como a exposição de fotos que eles mesmos trouxeram dos locais degradados, principalmente pela ação do homem, para que a comunidade possa refletir sobre essas situações e tentar de algum modo amenizá-las. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | questionário | - |
Palavras-chave: dc.subject | escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | comunidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Questionnaires | - |
Palavras-chave: dc.subject | Schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communities | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Educação Ambiental: Uma prática em sala de aula | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: