Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Feiber, Fúlvio Natercio | - |
Autor(es): dc.contributor | Feiber, Silmara Dias | - |
Autor(es): dc.contributor | Steffen, Patrícia Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Feiber, Fúlvio Natercio | - |
Autor(es): dc.creator | Lazarin, Amanda Roecker | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:17:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:17:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15671 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672078 | - |
Descrição: dc.description | When making a historical retrospective of the cities, it is possible to verify that after the Industrial Revolution the focus of the urban planning was centered in the accommodation of the traffic of vehicles and pedestrians. As the improvement in the conditions of traffic of the vehicles increases the number of them in the roads, it is almost impossible to find a solution for the urban public space focusing only for road transport. In addition, there is now an aspiration for living, safe, healthy and sustainable cities, in order to achieve these four goals, the population must be invited to walk. In this context, the present work proposes to study a section of the recently reformed Avenida Brasil in the city of Cascavel - PR, Brazil, through the application of the walkability index, developed by ITDP Brasil. For that, information collected in the field and preexisting data were used, the maximum speed allowed for example. The results demonstrate that road safety needs immediate intervention and that the quality of the space is acceptable, although it is far from ideal. | - |
Descrição: dc.description | Ao se fazer uma retrospectiva histórica das cidades, é possível verificar que após a Revolução Industrial o foco do planejamento urbano foi centrado na acomodação do tráfego de veículos e pedestres. Como a melhoria nas condições de circulação dos veículos fazem aumentar o número dos mesmos nas vias, é quase que impossível encontrar uma solução para o espaço público urbano apenas visando o transporte rodoviário. Além disso, atualmente há uma aspiração por cidades vivas, seguras, saudáveis e sustentáveis, para se atingir esses quatro objetivos é preciso que a população se sinta convidada a caminhar. Nesse contexto, o presente trabalho se propõe a estudar um trecho da recém reformada Avenida Brasil na cidade de Cascavel-PR, através da aplicação do índice de caminhabilidade desenvolvido pelo ITDP Brasil. Para isso, foram utilizadas informações levantadas em campo e também dados preexistentes, a exemplo da velocidade máxima permitida. Como resultado, foi verificado que a segurança viária precisa de uma intervenção imediata, e, em geral, a qualidade do espaço está aceitável, porém longe de ser a ideal. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crescimento urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Locomoção humana | - |
Palavras-chave: dc.subject | City planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cities and towns - Growth | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human locomotion | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES | - |
Título: dc.title | Qualidade do espaço público para pedestres: estudo de caso: trecho central da Av. Brasil em Cascavel-PR | - |
Título: dc.title | Quality of public space for pedestrians: case study: central section of Av. Brasil in Cascavel-PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: