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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, Susiele Machry da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Susiele Machry da | - |
Autor(es): dc.contributor | Gritti, Letícia Lemos | - |
Autor(es): dc.contributor | Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Morais, Daniele Carla de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:17:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:17:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14696 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672038 | - |
Descrição: dc.description | This study is a bibliographical research that reflects on how the activities with phonological awareness, ability to reflect on the sounds of words, involving the levels, syllabic, intrassilabic and phonemic, can be addressed inside the classroom. Since this is an essential practice for children who are inserted in the initial literacy’s phase. According with research conducted, phonological awareness is seen as a precursor to reading and writing learning. Being an abilityf reflection upon sounds, manipulation and segmentation of words, the phonological awareness helps in the grapheme / phoneme relationship, an essential factor for learning reading and writing development. In this sense, the work’s main objective is reflecting about what the phonological awareness’s contributions to the learning of reading and writing of children in the initial literacy’s phase. Are for the demonstration of the exercises of phonological awareness, from the levels, three reference bases have been designated: Adams (2006), Almeida and Duarte (2003) and Ilha et al (2017). Two activities of each level, syllabic, intrassilabic and phonemic, of each author were selected for the analysis, following the age and grade criteria in which the child is inserted. The activities of the syllabic, interssilabic and phonemic levels demonstrated a significant role in the initial phase of literacy, through exercises such as synthesis, segmentation, identification of initial and final syllables, rhyming identification, manipulation and, among others, which help the child to reflect on the word and its sound structure. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica que reflete sobre a forma como as atividades com consciência fonológica, capacidade de refletir sobre os sons das palavras, envolvendo os níveis: silábico, intrassilábico e fonêmico, podem ser abordadas dentro da sala aula; visto ser esta uma prática essencial para crianças que estão inseridas na fase inicial do letramento. De acordo com pesquisas realizadas, a consciência fonológica é vista como um precursor para a aprendizagem de leitura e escrita (CAPOVILLA e CAPOVILLA, 2011; RIGATTI-SCHERER, 2008; SOARES, 2012; CARDOSO-MARTINS, 1991; ALVES, 2012). Sendo uma habilidade de reflexão dos sons, manipulação e segmentação das palavras, a consciência fonológica auxilia na relação grafema/fonema, fator essencial para a aprendizagem e desenvolvimento da leitura e escrita. Nesse sentido, o objetivo principal do trabalho é refletir sobre quais as contribuições da consciência fonológica para a aprendizagem da leitura e escrita de crianças em fase inicial do letramento. Para a demonstração dos exercícios de consciência fonológica, a partir dos níveis, foram designadas três bases referenciais, são elas: Adams (2006), Almeida e Duarte (2003) e Ilha et al (2017). Foram selecionadas duas atividades de cada nível, silábico, intrassilábico e fonêmico, de cada autor, para a análise, seguindo os critérios de idade e ano em que a criança está inserida. As atividades dos níveis silábico, intrassilábico e fonêmico demostraram ter um papel significativo na fase inicial da alfabetização e letramento, por meio de exercícios como, síntese, segmentação, identificação de sílabas iniciais e finais, identificação de rima, manipulação, e entre outros, os quais, auxiliam a criança a refletir sobre a palavra e sua estrutura sonora. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fonologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Phonology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Development reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Writing | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | O trabalho com a consciência fonológica e as implicações na fase inicial do letramento | - |
Título: dc.title | The work with phonological awareness and the implications in the initial phase of literacy | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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