Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sato, Gustavo Yuji | - |
Autor(es): dc.contributor | Reinaldo, Francisco Antonio Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor | Hotz, Celso | - |
Autor(es): dc.contributor | Yamanoe, Mayara Cristina Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Reinaldo, Francisco Antonio Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor | Sato, Gustavo Yuji | - |
Autor(es): dc.creator | Maia, Jéssica Paula Guimarães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:17:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:17:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11595 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672021 | - |
Descrição: dc.description | This work intends to collaborate in the development of students’ autonomy in acquiring their knowledge through the use of active methodologies. Based on the active methodology Team-based learning, the functional prototype of a web tool was developed, using the Java programming language, to meet some specific stages of he methodology. The development of this proposal was based on the need to incorporate the technologies in the classroom, as a way to arouse the interest of the students, to help the teacher to mediate large groups and at the same time to promote the autonomy of the students in their learning process. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho visa colaborar no desenvolvimento da autonomia dos alunos na aquisição de seu conhecimento através do uso de metodologias ativas. Com base na metodologia ativa Team-based learning ou Aprendizagem baseada em equipe, foi desenvolvido o protótipo funcional de uma ferramenta web, utilizando a linguagem de programação Java, para atender algumas etapas específicas da metodologia. A aprendizagem baseada em equipes propõe uma metodologia em que os alunos sejam os principais responsáveis pela aquisição de seu conhecimento, nela o conhecimento é gerado através da troca de informações entre os alunos, sendo a aprendizagem uma construção coletiva. O desenvolvimento dessa proposta foi baseado na necessidade de incorporar as tecnologias na sala de aula, como forma de despertar o interesse dos alunos, auxiliar o professor a mediar turmas grandes e ao mesmo tempo, promover a autonomia dos alunos em seu processo de aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Francisco Beltrao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Informática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | - |
Título: dc.title | Team activity: uma ferramenta web facilitadora da metodologia de aprendizagem baseada em equipe | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: