Arte e astronomia: uma proposta de ensino envolvendo a música Space Oddity

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMiquelin, Awdry Feisser-
Autor(es): dc.contributorMiquelin, Awdry Feisser-
Autor(es): dc.contributorFrasson, Antonio Carlos-
Autor(es): dc.contributorRichter, Wagner Eduardo-
Autor(es): dc.creatorSousa, João Antonio Santangelo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:17:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:17:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24084-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671990-
Descrição: dc.descriptionThe present research aimed to evaluate the possibilities of structuring an approach to teaching astronomy through music, in order to explore the complex relationships between Art and Science with David Bowie's Space Oddity. The aim was to analyze the music considering the relation of astronomy contents present in the work, besides contextualizing historical characteristics and to analyze the influences of scientific development and astronomical activity in relation to identity, art and culture in the 1960s. It has been applied to this study the method of discourse analysis, appreciation techniques and aesthetic experience analysis. Studying the song Space Oddity, we identified scientific concepts and diverse social meanings that reflect the historical and socio-scientific context of that time. With the result of the critical evaluation of the artwork, a pedagogical work was systematized aiming to approximate knowledge and foster interdisciplinary practices contextualizing the dialogue between Art and Science throughout history, more specifically the relationship between Astronomy and Music during the Space Race. With this work, we identify a range of possibilities for future studies, contributing to the discussions involving Art and Astronomy, as well as the didactic transposition of this relationship in science teaching during elementary school.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa objetivou avaliar as possibilidades de estruturação de abordagem para ensino de astronomia por meio da música, de forma a explorar as relações complexas entre Arte e Ciência com a obra Space Oddity de David Bowie. Procurou-se analisar a música considerando relação de conteúdos de astronomia presentes na obra além de contextualizar características históricas e analisar as influências do desenvolvimento científico e da atividade astronômica em relação à identidade, arte e cultura na década de 1960. Foi aplicado ao estudo o método de análise de discurso, técnicas de apreciação e análise de experiência estética. Estudando a música Space Oddity, foram identificados conceitos científicos e significados sociais diversos que refletem o contexto histórico e sociocientífico da época. Com o resultado da avaliação crítica sobre a obra foi sistematizado trabalho pedagógico visando aproximar saberes e fomentar práticas interdisciplinares contextualizando o diálogo entre Arte e Ciência ao longo da história, de forma mais específica a relação entre Astronomia e Música durante a Corrida Espacial. Com a realização deste trabalho, identifica-se uma gama de possibilidades para futuros estudos, contribuindo para as discussões envolvendo Arte e Astronomia, assim como a transposição didática desta relação no ensino de ciências durante o ensino fundamental.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Ensino-
Publicador: dc.publisherLicenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectArte e ciência-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomy - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectArt and science-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS-
Título: dc.titleArte e astronomia: uma proposta de ensino envolvendo a música Space Oddity-
Título: dc.titleArt and astronomy: a educational proposal involving the Space Oddity song-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.