O coordenador pedagógico como mediador do trabalho docente na escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Ricardo dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Ricardo dos-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça-
Autor(es): dc.contributorGómez, Magela Reny Fonticiella-
Autor(es): dc.contributorDonel, Marlene Lucia Holz-
Autor(es): dc.creatorSantos, Zaine Aparecida dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:17:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:17:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21148-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671977-
Descrição: dc.descriptionThe present work of conclusion of course on the performance of the pedagogical coordinator in the school and the mediation of the teaching work, through a bibliographical survey investigated different authors and approaches on the subject. For the research questions were raised about this function that guided the search for answers with the objective of investigating the performance of the pedagogical coordinator permeating all the pedagogical make in the school of teacher training to intervention in the process of teaching and learning in the context of the classroom. The research identifies who this professional is and the challenges that surround him in the school everyday. Its role in school and the relationship with teachers in a vision of partnership and co-authoring of teaching work, acting as a teacher and articulator of knowledge and pedagogical practices in school. In the course of the research the importance of the pedagogical coordinator in the school was strengthened in the management of the pedagogical sector and the urgent need for specific training for this professional, who has in his noble function the responsibility to make feasible and mediate transforming pedagogical practices that promote quality education, thus ensuring the full training of students.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho de conclusão de curso disserta sobre a atuação do coordenador pedagógico na escola e a mediação do trabalho docente, por meio de levantamento bibliográfico investigou-se diferentes autores e abordagens a respeito do tema. Para a pesquisa levantaram-se questionamentos a cerca desta função que nortearam a busca por respostas com o objetivo de investigar a atuação do coordenador pedagógico permeando todo o fazer pedagógico na escola da formação dos professores à intervenção no processo de ensino e aprendizagem no contexto da na sala de aula. A pesquisa identifica quem é este profissional e os desafios que o cerca no cotidiano escolar. O seu papel na escola e a relação com os professores em uma visão de parceria e coautoria do trabalho docente, atuando enquanto formador e articulador dos saberes e práticas pedagógicas na escola. No decorrer da pesquisa constatou-se a importância da atuação do coordenador pedagógico na escola no fortalecimento da gestão do setor pedagógico e a necessidade urgente de formação específica para este profissional que tem em sua nobre função a responsabilidade de viabilizar e mediar práticas pedagógicas transformadoras que promovam uma educação de qualidade, assegurando assim a formação integral dos alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectMediadores (Pessoas)-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectMediators (Persons)-
Palavras-chave: dc.subjectSchool management and organization-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleO coordenador pedagógico como mediador do trabalho docente na escola-
Título: dc.titleThe pedagogical coordinator as a mediator of teaching work in school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.