Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Xavier, Claudia Regina | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5220557381173979 | - |
Autor(es): dc.contributor | Xavier, Claudia Regina | - |
Autor(es): dc.contributor | Mocrosky, Luciane Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Aires, Joanez Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Sierra, Cristine Lois Coleti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:17:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:17:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2545 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671963 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produto. | - |
Descrição: dc.description | The Problem-Based Learning (PBL) consists of a teaching methodology that strives to instill students in the search and appropriation of appropriate strategies to answer both school and daily questions. In the Problem-Based Learning, the problem demands from the student a greater cognitive and motivational load than in other methodologies. The objective of this research is to evaluate the contributions of the Problem-Based Learning in Science Teaching in the final years of Elementary Education, based on local problems. For this, the research was planned in three stages: Pedagogical Work Planning; Planning and Application of Problem-Based Learning; and Obtaining Search Results. The results of this research were analyzed in qualitative terms. For this, we analyzed the questionnaires and activities carried out by the students, as well as observational factors during the application of MRP. Finally, a Pedagogical Notebook was written for teachers in order to disseminate and motivate Science teachers at the Fundamental Level, in the application of the Problem-Based Learning in their classes. | - |
Descrição: dc.description | A Resolução de Problemas consiste em uma metodologia de ensino que se empenha em instigar os alunos na busca e apropriação de estratégias adequadas para que respondam tanto perguntas escolares quanto questões cotidianas. Na Metodologia da Resolução de Problemas, o problema demanda do aluno uma carga cognitiva e motivacional maior do que em outras metodologias. O objetivo desta pesquisa é avaliar as contribuições da Metodologia da Resolução de Problemas (MRP) no Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir das problemáticas locais. Para isto, a pesquisa foi planejada em três etapas: Planejamento do Trabalho Pedagógico; Planejamento e Aplicação da Metodologia da Resolução de Problemas; e Obtenção dos Resultados da Pesquisa. Os resultados desta pesquisa foram analisados em termos qualitativos. Para isso, foram analisados questionários e atividades realizadas pelos alunos, bem como fatores observacionais durante a aplicação da MRP. Por fim, foi escrito um Caderno Pedagógico destinado aos professores no intuito de difundir e motivar os professores de Ciências no Nível Fundamental, na aplicação da Metodologia da Resolução de Problemas em suas aulas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino - Araucária (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solução de problemas - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa qualitativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching - Araucária (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem solving - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem-based learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualitative research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências e Matemática | - |
Título: dc.title | O ensino de ciências por resolução de problemas: uma proposta aplicada a estudantes do ensino fundamental da cidade de Araucária | - |
Título: dc.title | The teaching of sciences by problem-based learning: a proposal applied to students of the elementary school of Araucária | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: