Jogo educativo "Cuidando das Águas": uma sequência didática para sensibilização sobre recursos hídricos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGoncalves, Morgana Suszek-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-7576-2937-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0497756801594713-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Marcos Silvano-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4946185987756278-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Marcos Silvano-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4946185987756278-
Autor(es): dc.contributorMezzomo, Maristela Denise Moresco-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/ 0000-0003-0802-4771-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7363411208573602-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Morgana Suszek-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/ 0000-0002-7576-2937-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0497756801594713-
Autor(es): dc.contributorCorneli, Vanessa Medeiros-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/ 0000-0002-1251-0732-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6890423073587044-
Autor(es): dc.creatorSilva, Cristina de Oliveira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:17:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:17:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26913-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671933-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to develop an educational board game and a didactic sequence for its application in the classroom, so that elementary school teachers work on the theme of water resources within a proposal for Environmental Education, seeking to make students reflect about changes in habits through sustainable practices in their daily lives and understand the importance of water for the maintenance of life. The game entitled “Caring for the Waters” was designed with a board with 24 squares, 1 dice and four pins, developed in software for creating, editing and displaying graphic presentations. The game's houses were created in an octagonal shape and arranged on a path that simulates the curves of a river. They represent actions in relation to the conservation of water resources, both positive and negative. To apply the game, a didactic sequence was elaborated in the form of lesson plans, organized in stages, in order to guide the teaching practice. The stages were organized and defined in theme, content, strategic points, development time of each planned activity, main learning objectives, teaching resources and teaching methods. The main result of this work was the development of teaching resources that can help students in the learning process, since the game resource provides learning in a playful and pleasurable way, in addition to making them reflect on their actions in relation to water resources.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo teve por objetivo elaborar um jogo educativo de tabuleiro e uma sequência didática para sua aplicação em sala de aula, para que professores do ensino fundamental trabalhem a temática dos recursos hídricos dentro de uma proposta de Educação Ambiental, buscando com que os alunos reflitam sobre mudanças de hábitos por meios de práticas sustentáveis em seu cotidiano e compreendam a importância da água para a manutenção da vida. O jogo intitulado “Cuidando das Águas” foi elaborado contendo um tabuleiro com 24 casas, 1 dado e quatro pinos, desenvolvidos em software de criação, edição e exibição de apresentações gráficas. As casas do jogo foram criadas em formato octogonal e dispostas em uma trilha que simula as curvas de um rio. Nelas são representadas ações em relação à conservação dos recursos hídricos, positivas e negativas. Para aplicação do jogo elaborou-­se uma sequência didática na forma de planos de aula, organizados em etapas, a fim de orientar a prática docente. As etapas foram organizadas e definidas em tema, conteúdos, pontos estratégicos, tempo de desenvolvimento de cada atividade planejada, principais objetivos de aprendizagem, recursos didáticos e métodos de ensino. O principal resultado deste trabalho foi o desenvolvimento de recursos didáticos que podem auxiliar os alunos no processo de aprendizagem, uma vez que o recurso jogo proporciona o aprendizado de maneira lúdica e prazerosa, além de levá­-los a refletir a respeito de suas ações em relação aos recursos hídricos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherMestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectÁgua-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectJogos de tabuleiro-
Palavras-chave: dc.subjectWater-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectBoard games-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Ambientais-
Título: dc.titleJogo educativo "Cuidando das Águas": uma sequência didática para sensibilização sobre recursos hídricos-
Título: dc.titleEducational game “Caring for the Waters”: a teaching sequence for raising awareness about water-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.