Medindo alturas inacessíveis: aplicações com o teodolito caseiro e virtual no estudo da trigonometria

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHarb, Nazira Hanna-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5016523464346911-
Autor(es): dc.contributorHarb, Nazira Hanna-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5016523464346911-
Autor(es): dc.contributorCórdova, Patricia Hilario Tacuri-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3246063629517725-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Thiago Pinguello de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8824631510048176-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Susana Bertozi Tavares de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:17:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:17:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4555-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671906-
Descrição: dc.descriptionThis present work consists of two parts, the first part is related to the study of the history of trigonometry and the trigonometric concep of ratios in the triangle rectangle, the second part is composed of activities carried out with the students of the ninth grade of elementary school municipality of the city of Ipaussu - SP. Through these activities students were encouraged to explore and deduce trigonometric concepts mainly through practical activities such as the construction and use of the home and virtual theodolite to determine inaccessible heights of some points of the city. The research revealed that the applied methodology provoked the students 'involvement making the teaching and learning process more interactive, constructive and participative, fulfilling its main objective of establishing relationships between school mathematics and students' everyday life.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho é composto por duas partes, à primeira parte está relacionada ao estudo da história da trigonometria e aos conceitos das razões trigonométricas no triangulo retângulo, a segunda parte é composta por atividades realizadas com os alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Ipaussu – SP. Através dessas atividades os alunos foram instigados a explorarem e deduzirem conceitos trigonométricos principalmente por meio de atividades práticas como a construção e utilização do teodolito caseiro e virtual para determinarem alturas inacessíveis de alguns pontos da cidade. A pesquisa revelou que a metodologia aplicada provocou o envolvimento dos alunos tornando o processo de ensino e aprendizagem mais interativo, construtivo e participativo, cumprindo com seu objetivo principal de estabelecer relações entre a matemática escolar e o cotidiano do aluno.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCornelio Procopio-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTrigonometria-
Palavras-chave: dc.subjectTeodolitos-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectTrigonometry-
Palavras-chave: dc.subjectTheodolites-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Título: dc.titleMedindo alturas inacessíveis: aplicações com o teodolito caseiro e virtual no estudo da trigonometria-
Título: dc.titleMeasuring inacessive heights: applications with the teodolito caseiro and virtual in trigonometry study-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.