Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schroeder, Manoel Alexandre | - |
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Tânia Maria de | - |
Autor(es): dc.contributor | Fukushima, Kando | - |
Autor(es): dc.contributor | Schroeder, Manoel Alexandre | - |
Autor(es): dc.contributor | Siebenrok, Maria Lúcia | - |
Autor(es): dc.creator | Cetnarovski, Fernanda Gabriele | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:17:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:17:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-01-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13909 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671895 | - |
Descrição: dc.description | Cette recherche approche l’espace physique de travail par différents domaines d’étude. Son principal objectif est de comprendre la relation de l’ambiance du travail avec les activités créatives réalisées par le groupe. D’abord, une étude bibliographique a été réalisé centré aux sujets suivants: créativité, ergonomie, théorie des couleurs, proxémique, sémiotique et aussi à la technique chinoise appelée feng shui. Après cette étude, une recherche en forme d’entrevue a été réalisée avec des professionnels et des responsables pour des groupes de travail du domaine de création. Cette entrevue a beaucoup collaboré avec les études théoriques et a prouvé que l’espace physique de travail a de l’influence sur la productivité et aussi sur la créativité de l’équipe. Avec ces résultats, une pièce graphique qu’appartient à la catégorie des livres guides, a été créée et imprimée. Ce guide peut donc être utilisé pour aider la construction d’un espace de travail d’entreprise, lequel apportera suggestions pour l’élaboration d’un milieu de travail qui contribue avec la créativité de l’équipe. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa aborda o espaço físico de trabalho através de diferentes áreas de estudo. Seu principal foco é compreender a relação do ambiente de trabalho com as atividades criativas realizadas pelo grupo. Primeiramente, foi realizado um estudo bibliográfico sobre temas como criatividade, ergonomia, teoria das cores, proxêmica, semiótica e também sobre a técnica chinesa chamada feng shui. Após este estudo, foi então realizada uma pesquisa em formato de entrevista com profissionais e responsáveis por grupos de trabalho da área de criação. Esta entrevista colaborou com os estudos teóricos, comprovando que o espaço físico influencia tanto a produtividade quanto a criatividade da equipe. Com esses resultados, foi então elaborada uma peça gráfica impressa categorizada como um guia, o qual pode auxiliar a construção de um espaço corporativo, trazendo sugestões para a elaboração de um ambiente de trabalho que contribua com a criatividade da equipe. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Desenho Industrial | - |
Publicador: dc.publisher | Design Gráfico | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente de trabalho - Pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade - Testes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ergonomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Work environment - Research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creative ability - Testing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Guia para concepção de um espaço de trabalho da área de criação: estudo, pesquisa e projeto gráfico | - |
Título: dc.title | Guide pour la conception d’un espace de travail du domaine de création: étude, recherche et projet graphique | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: