Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Guandeline, Eidy Leandro Tanaka | - |
Autor(es): dc.contributor | Guandeline, Eidy Leandro Tanaka | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Cláudia Santos Fiuza | - |
Autor(es): dc.contributor | Stevanato, Alessandra | - |
Autor(es): dc.creator | Shinkai, Elza Akemi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:17:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:17:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20281 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671888 | - |
Descrição: dc.description | The present research aims to present the benefits of using online storage services in the school context through a parallel of the functions between three commonly used platforms, in addition to the specificities of each one. It is also discussed the importance of integrating the services in a single data center to obtain greater sharing, performance and quality, improving the use of digital tools by the educator, being an attribute that allows pedagogical innovation through the connection with the students, in an easier way, giving them subsidies so that they are able to produce, socialize, collaborate, divide, ask questions, articulate contents through a unified and shared environment. We also present an exploratory field research, conducted with teachers, addressing the knowledge and use of online storage systems and their properties in the school context. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem como objetivo apresentar os benefícios do uso de serviços de armazenamento on-line no contexto escolar através de um paralelo das funções entre três plataformas comumente utilizadas, além das especificidades de cada um. Também é discutida a importância de integralizar os serviços em um único data center (Centro de Processamento de Dados) para obtenção de maior compartilhamento, desempenho e qualidade melhorando a utilização de ferramentas digitais pelo educador, sendo um atributo que permite a inovação pedagógica através da conexão com os alunos, de maneira mais fácil, dando subsídios para que sejam capazes de produzir, socializar, colaborar, dividir, tirar dúvidas, articular conteúdos através de um ambiente unificado e compartilhado. Apresenta-se também uma pesquisa de campo de natureza exploratória, realizada com professores, abordando o conhecimento e utilização de sistemas de armazenamento on-line e suas propriedades no contexto escolar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computação em nuvem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Armazenamento de dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos eletrônicos de informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cloud computing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data Warehousing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic information resources | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | - |
Título: dc.title | Estudo comparativo das ferramentas de armazenamento em nuvem dentro do contexto educacional | - |
Título: dc.title | Comparative study of cloud storage tools within the educational context | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: