Facebook como estratégia de aproximação família x escola: análise de uma proposta desenvolvida em um centro de educação infantil da rede municipal de ensino de São Paulo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Oséias Santos de-
Autor(es): dc.contributorMotta, Marcelo Souza-
Autor(es): dc.contributorBridi, Jamile Cristina Ajub-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Oséias Santos de-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Sandra Maria Barbosa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:17:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:17:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19950-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671858-
Descrição: dc.descriptionThe contemporary society is embedded in a frequent transformation process. New information and communication technologies are font of changing in our society, which are slowly connecting each self with educational activities, that is done inside the scholar world. The following research aims to explore the potential of social networks in early childhood education from a technique developed in a Centro de Educação Infantil – CEI, part of São Paulo’s municipal education network, with a view to analyzing the different possibilities of sharing pedagogical experiences and learning on first childhood, that approaches the family and the school. It also aims to get possible the opportunity of getting clear about how caring and teaching are inseparable, even more at this step of learning. About the chosen approach to the research, it will be qualitative, because of the intention of knowing the social group in question. Based on the objectives, the research is going to be exploratory and about the proceedings, the research is based on a case study. The used tools to data collect were the systematic observation of a Facebook timeline from the analyzed class and also a quis to the families, powered by Google forms. The results show that the page was mainly used to share passed events. The most shared subjects were about the pedagogical expositions done with the children. Besides that, the less shared subjects were about external information and educational publication, which shows the disinterest in activities and publications that might help the human development. The most frequent reaction was the “like” button. About the educational proposes of Facebook, it was clear that there is still an exploring gap, because the subjects that could contribute to the exchange of experiences between families and teachers were the less shared and reacted posts.-
Descrição: dc.descriptionA sociedade contemporânea está inserida em um processo de transformações constantes. As novas Tecnologias da Informação e Comunicação são subsídios para as mudanças que aos poucos vêm se interligando com atividades educativas realizadas dentro do universo escolar. O presente estudo tem como objetivo analisar o potencial das redes sociais na Educação Infantil, a partir de uma prática desenvolvida em um Centro de Educação Infantil – CEI, da rede municipal de ensino de São Paulo, com vistas à análise das diversas possibilidades de compartilhamento de experiências pedagógicas e de aprendizagens na primeira infância, estreitando a relação família e escola. A abordagem escolhida para a pesquisa é a qualitativa, pois sobressai a intenção de compreender o grupo social em questão. Com base nos objetivos a pesquisa é exploratória e, quanto aos procedimentos, se pauta em um estudo de caso. Os instrumentos empregados para a coleta de dados foram a observação sistemática da linha do tempo do perfil do Facebook da turma envolvida no estudo e aplicação de um questionário via Google, formulário às famílias. Os resultados desta pesquisa apontam para a importância da parceria entre família e escola com intuito de compartilhar responsabilidades em prol ao desenvolvimento integral da criança. O advento da tecnologia e das redes sociais possibilita o estreitamento das relações entre escola e família contribuindo para um espaço de comunicação e colaboração e o potencial educativo do Facebook se insere como uma importante ferramenta para esta ação. Quanto aos própositos educacionais da utilização do Facebook ficou evidente que ainda existe uma lacuna a ser explorada, uma vez que os professores necessitam de formação para o uso das tecnologias, de modo que estas possam qualificar o processo de ensino e aprendizagem. Por outro lado, as famílias precisam compreender que o uso das redes sociais, em especial o Facebook, pode ser um importante elemento para o estreitamento das relações e para o acompanhamento do trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Infantil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectFamílias-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectInteração social-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood education-
Palavras-chave: dc.subjectFamilies-
Palavras-chave: dc.subjectSocial networks-
Palavras-chave: dc.subjectSocial interaction-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleFacebook como estratégia de aproximação família x escola: análise de uma proposta desenvolvida em um centro de educação infantil da rede municipal de ensino de São Paulo-
Título: dc.titleFacebook as strategy to approach family and school: analysis of a proposal developed in a Centro de Educação Infantil from São Paulo municipal education network-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.