Análise comparativa das tecnologias construtivas de creches do programa proinfância com foco na energia incorporada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCerri, José Alberto-
Autor(es): dc.contributorCerri, José Alberto-
Autor(es): dc.contributorCasagrande Junior, Eloy Fassi-
Autor(es): dc.contributorGreenberg, Fernando Guajará-
Autor(es): dc.creatorSilva, Alessandra da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:17:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:17:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17323-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671857-
Descrição: dc.descriptionBy 2010 only 18% of children up to 3 years were enrolled in kindergartens, which causes a social problem because the main reason for children being enrolled is the need of the mother enter, or already be inserted in the labor market. One reason for the significant number of low enrollment is due to the absence, until 2007, public policies that resources destined to child education. It was established in 2007 the Fund for Maintenance and Development of Basic Education and Valuing of Education Professionals, which now provides funds to all basic education, kindergarten to high school. These features can be used to finance all stages of early childhood education. In 2007 it was also created by the Federal Government Proinfância - National Programme for Restructuring and Equipment Acquisition for Public School Network Early Childhood Education, which provides financial assistance to municipalities. Since then, were made available patterns and designs suggested, in addition to the conventional building system use, the use of innovative methodologies (MI), whether the light steel frame, PVC or Concrete Wall System Panel. This study sought to identify which system would be more efficient embodied energy point of view (E.I.) materials. From the built-in power values available in banks of national and international data, in addition to budget worksheets provided by the ENDF, we calculated the embodied energy of the value of the building linked to each type of construction technology. This value was calculated based only on the energy embodied in the production of primary materials, which provide larger amount of E.I. which forms the superstructure. As a result it was found that the light steel frame system stood out with the least amount of embodied energy. The conventional system was that performed the worst.-
Descrição: dc.descriptionAté 2010 somente 18% das crianças até 3 anos estavam matriculadas em creches, o que causa um problema social visto que o maior motivo para as crianças serem matriculadas é a necessidade da mãe ingressar, ou já estar inserida, no mercado de trabalho. Um dos motivos para o número de matrículas pouco expressiva é devido à ausência, até 2007, de políticas públicas que destinassem recursos ao ensino infantil. Em 2007 foi instituído o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, que passou a destinar recursos a toda educação básica, da creche ao ensino médio. Esses recursos podem ser utilizados para financiar todas as etapas da educação infantil. Em 2007 também foi criado pelo Governo Federal o Proinfância - Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil, o qual oferece auxílio financeiro para os municípios. Desde então, foram disponibilizados projetos padrões e sugerido, além do uso do sistema construtivo convencional, o uso de Metodologias Inovadoras (MI), sejam elas o light steel frame, o Concreto PVC ou o Painel Wall System. Esse trabalho buscou identificar qual dos sistemas seria mais eficiente do ponto de vista da energia incorporada (E.I.) dos materiais. A partir dos valores de energia incorporada disponíveis em bancos de dados nacionais e internacionais, além das planilhas orçamentárias fornecidas pelo FNDE, foi calculado o valor da energia incorporada da edificação vinculada a cada tipo de tecnologia construtiva. Esse valor foi calculado com base somente na energia incorporada na produção dos principais materiais, os quais agregam maior quantidade de E.I. e que compõe a superestrutura. Como resultado foi constatado que o sistema light steel frame se destacou com a menor quantidade de energia incorporada. O sistema convencional foi que obteve o pior resultado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherCurso de Especialização em Construções Sustentáveis-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectServiços de cuidado infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEdifícios escolares-
Palavras-chave: dc.subjectAço - Estruturas-
Palavras-chave: dc.subjectPVC (Cloreto de polivinilo)-
Palavras-chave: dc.subjectConcreto-
Palavras-chave: dc.subjectChild care services-
Palavras-chave: dc.subjectSchool buildings-
Palavras-chave: dc.subjectSteel, Structural-
Palavras-chave: dc.subjectPolyvinil chloride-
Palavras-chave: dc.subjectConcrete-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL-
Título: dc.titleAnálise comparativa das tecnologias construtivas de creches do programa proinfância com foco na energia incorporada-
Título: dc.titleComparative analysis of construction technologies program creches Proinfância focusing on embodied energy-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.