Comissão de meio ambiente e qualidade de vida: por uma educação ambiental ecoformadora

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Eliane Rodrigues dos Santos-
Autor(es): dc.contributorGomes, Eliane Rodrigues dos Santos-
Autor(es): dc.contributorBortoli, Marlene Magnoni-
Autor(es): dc.contributorCosta, Daniela da Rosa-
Autor(es): dc.creatorVieira, Denise Maas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:17:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:17:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22495-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671839-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme the implementation of the Commission for the Environment and Quality of Life - Com-life in three municipal schools of Blumenau. Under the theoretical aspect, the search works with the notion of an ecoformadora education and the history of public policies that triggered the implementation of ComVidas in schools throughout Brazil. From the analysis of the three schools, it is highlighted the contributions that each Commission triggered the perspective of an ecoformadora education involving the school community and all its surroundings. It is a qualitative research, which students and members of the committee were surveyed. They were used as a research tool observation, interview, questionnaire and application workshops. The survey results indicated that the shares of the Com-Vida has contributed to the transformation of attitudes and care for the environment and quality of life at school. The activities developed according to the Commission aroused the interest of students for an ecoformadora education.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a implantação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – Com-Vida em três escolas da rede municipal de Blumenau. Sob o aspecto teórico, a pesquisa trabalha com a noção de uma educação ecoformadora e o histórico das políticas públicas que desencadearam a implantação das ComVidas em escolas de todo o Brasil. A partir da análise das três escolas, são destacadas as contribuições que cada Comissão desencadeou na perspectiva de uma educação ecoformadora envolvendo a comunidade escolar e todo o seu entorno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, as quais foram pesquisados os estudantes e membros da referida comissão. Foram utilizados como instrumento de pesquisa a observação, entrevista, aplicação de questionário e realização de oficinas. Os resultados da pesquisa indicaram que as ações da Com-Vida vem contribuindo para a transformação de atitudes e cuidados com o meio ambiente e a qualidade de vida na escola. As atividades desenvolvidas em função da Comissão despertaram o interesse dos alunos para uma educação ecoformadora.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherGestão Ambiental em Municípios-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectConscientização-
Palavras-chave: dc.subjectLixo - Eliminação-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subject Awareness-
Palavras-chave: dc.subjectRefuse and refuse disposal-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA-
Título: dc.titleComissão de meio ambiente e qualidade de vida: por uma educação ambiental ecoformadora-
Título: dc.titleCommission for the environment and quality of life: for an environmental education ecoformadora-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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