Projeto e execução de um pêndulo para utilização em aulas práticas de cálculo e física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMayer, Giovano-
Autor(es): dc.contributorBerghauser, Neron Alipio Cortes-
Autor(es): dc.contributorMayer, Giovano-
Autor(es): dc.contributorBerghauser, Neron Alipio Cortes-
Autor(es): dc.contributorFerruzzi, Yuri-
Autor(es): dc.contributorDalmolin, Fabrício Tronco-
Autor(es): dc.creatorDuarte, Arildo Pereira-
Autor(es): dc.creatorBasso, Ronaldo Luis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:17:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:17:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13657-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671820-
Descrição: dc.descriptionTeaching practice is an activity that has evolved in recent decades, and the teachers constantly need new proposals to enhance your teaching process in the classroom. It is noticed that in the areas of physics and mathematics, sometimes the simple theoretical conception of a given phenomenon can limit the learning outcomes. There is therefore an opportunity to be met when it comes to significant experiments to integrate theory and practice, particularly in the areas of logical reasoning. This paper presents the design and implementation of a pendulum to be used in the classroom by teachers and students in conducting physics experiments, mathematics and other related disciplines. Initially the electronics design, mechanical and logical with programming using LabView software were developed. Then the testing of the separate parts of the device and the end were performed, it became testing equipment completely assembled. With the proposed system, the observation on the computer screen is possible, the position and velocity of near real-time. In addition the proposed system is able to aquisition these data and save them to type text files that can be opened in spreadsheets for further analysis. The experiments carried out at the end of the study show that the theoretical concepts of the oscillatory movement were proven by practical system. Through the equipment were raised the variables involved with the simple harmonic motion are: time, frequency, amplitude and speed. The results show is consistent with the theory of the pendulum.-
Descrição: dc.descriptionA prática pedagógica é uma atividade que tem evoluído nas últimas décadas, e os professores necessitam constantemente de novas propostas para aprimorar seu processo de ensino em sala de aula. Percebe-se que nas áreas da Física e Matemática, por vezes, a simples concepção teórica acerca de determinado fenômeno pode limitar os resultados de aprendizado. Há, portanto, uma oportunidade a ser suprida quando se fala em experimentos significantes para integrar a teoria à prática, principalmente nas áreas de raciocínio lógico. Este trabalho apresenta o projeto e a execução de um pêndulo para ser utilizado em sala de aula por professores e alunos na realização de experimentos de Física, Matemática e outras disciplinas correlatas. Inicialmente foram elaborados os projetos eletroeletrônico, mecânico e lógico com programação usando o software LabView. Em seguida foram realizados os ensaios das partes separadas do dispositivo e ao final, fez-se os ensaios do equipamento completamente montado. Com o sistema proposto, é possível a observação na tela do computador, da posição e da velocidade do pêndulo quase que em tempo real. Além disso o sistema proposto é capaz de aquisitar estes dados e salvá-los em arquivos do tipo texto que podem ser abertos em planilhas para posterior análise. Os experimentos realizados ao final do trabalho apontam que os conceitos teóricos do movimento oscilatório foram comprovados pelo sistema prático. Por meio do equipamento foram levantadas as variáveis envolvidas com o movimento harmônico simples que são: período, frequência, amplitude e velocidade. Os resultados obtidos mostram-se condizentes com a teoria do pêndulo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Manutenção Industrial-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectPêndulo-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectPendulum-
Palavras-chave: dc.subjectComputer software-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::ELETRONICA INDUSTRIAL-
Título: dc.titleProjeto e execução de um pêndulo para utilização em aulas práticas de cálculo e física-
Título: dc.titleDesign and Implementation of a Pendulum for Practical Classes calculation and Physics-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.