A abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade fundamentada no ensino por pesquisa, aplicada ao 9º ano do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKovalski, Mara Luciane-
Autor(es): dc.contributorSartori, Glauber-
Autor(es): dc.contributorKovalski, Mara Luciane-
Autor(es): dc.contributorPereira, Luciana Boemer Cesar-
Autor(es): dc.creatorBenedet, Daiana Patricia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:17:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:17:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11067-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671802-
Descrição: dc.descriptionThis course conclusion aimed to study the approach Science, Technology and Society (CTS) in Basic Education through the analysis of textbooks, questionnaires to teachers and creation of a didactic sequence based on the perspective education by research. The study was developed in two schools in the city of São Jorge do Oeste - Paraná. Some situations that occurred in the 1960s and 1970s, as the publication of "Silent Spring" by Rachel Carson that alerted the world regarding the inordinate use of pesticides, resulted in a concern with issues related to CTS approach, making this subject a target of a more critical point of view, emerging from this context the movement Science Technology and Society. Given this history, came the need to bring this issue into the classroom, where teachers with appropriate training should work with students interactively promoting scientific literacy. It was analyzed the Sciences book of the 9th year of the state colleges of São Jorge do Oeste - PR, to verify the presence of content that deals with this approach. Also, a didactic sequence based on the perspective of education by research for students of 9th grade was developed in order to work the CTS. It can be concluded that the Science, Technology and Society approach is made in a very simplified manner in basic education, the prospect of education by research that is not present in everyday school life, teachers' answers in the questionnaire showed their misconceptions regarding the CTS, EPP and teaching methodologies. The textbook is viewed as the only tool despite its shortcomings and the didactic sequence served to exemplify an effective way to develop classes based on the study by research with emphasis on CTS on primary education.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho de conclusão de curso teve como objetivo estudar a abordagem Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) na Educação Básica por meio da análise de livros didáticos, questionários aplicados aos professores e criação de uma sequência didática embasada na perspectiva Ensino por Pesquisa. A pesquisa se desenvolveu em duas escolas do município de São Jorge do Oeste- Paraná. Algumas situações que ocorreram nas décadas de 1960 e 1970, como a publicação do livro “Primavera Silenciosa” de Rachel Carson que alertou o mundo com relação ao uso desordenado de agrotóxicos, resultaram na preocupação com os assuntos relacionados à abordagem CTS, tornando tal assunto alvo de um olhar mais crítico, emergindo assim deste contexto o movimento Ciência Tecnologia e Sociedade. Diante deste Histórico surgiu a necessidade de levar este tema para dentro da sala de aula, onde professores com uma formação apropriada devem trabalhar com os alunos de forma interativa promovendo a alfabetização científica. Analisou- se o livro de Ciências do 9º ano dos colégios estaduais de São Jorge do Oeste- PR, para verificar a presença de conteúdos que tratam da referida abordagem. Também, foi desenvolvida uma sequência didática fundamentada na perspectiva de Ensino por Pesquisa para os alunos dos 9º anos, com o intuito de trabalhar a CTS. Pode- se concluir que a abordagem Ciência Tecnologia e Sociedade é feita de maneira muito simplificada na Educação Básica, a perspectiva de Ensino por Pesquisa que não está presente no cotidiano escolar, as respostas dos professores no questionário evidenciaram suas concepções equivocadas com relação à CTS, EPP e metodologias de ensino. O livro didático é tido como ferramenta única apesar de suas deficiências e a sequência didática serviu para exemplificar um modo efetivo de se desenvolver aulas embasadas no Ensino por Pesquisa com enfoque CTS no Ensino Fundamental.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectCiências (Elementar) - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching (Elementary)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Título: dc.titleA abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade fundamentada no ensino por pesquisa, aplicada ao 9º ano do ensino fundamental-
Título: dc.titleThe approach Science, Technology and Society based on the education by research, applied to the 9 th grade of elementary school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.