Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brittes, Marisangela Pacheco | - |
Autor(es): dc.contributor | Brittes, Marisangela Pacheco | - |
Autor(es): dc.contributor | Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo | - |
Autor(es): dc.contributor | Bueno, Paulo Roberto | - |
Autor(es): dc.creator | Xavier, Ana Carolina Adinolfi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:17:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:17:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24290 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671800 | - |
Descrição: dc.description | With the advance of the Coronavirus pandemic (COVID-19) in 2020, schools and education professionals needed to review their teaching methodologies and implement or intensify the use of technology. However, this represents a great challenge for students and teachers, who are mostly used to the conventional classroom environment. The objective of the research is to contribute to a critical reflection regarding the insertion of the use of technology in basic education, especially in times of pandemic. A cross-sectional survey was carried out with teachers of basic education in São Paulo, through a questionnaire prepared in Google Forms. The main results found were: lack of training and qualifications in the technological area for teachers, difficulties in managing the technology, students with insufficient performance, lack of access to technology and the internet network, further intensifying aspects of social inequality existing in our country. | - |
Descrição: dc.description | Com o avanço da pandemia por Coronavírus (COVID-19) no ano de 2020, escolas e profissionais da educação precisaram rever suas metodologias de ensino e implementar ou intensificar o uso da tecnologia. Porém, isso representa um grande desafio para alunos e professores, que em sua maioria, estão acostumados com o ambiente convencional da sala de aula presencial. O objetivo da pesquisa consiste em contribuir para um reflexão crítica no que tange à inserção do uso de tecnologia na educação básica, principalmente, em tempos de pandemia. Foi realizada uma pesquisa transversal com professores do ensino básico de São Paulo, por meio de um questionário elaborado no Google Forms. Os principais resultados encontrados foram: falta de formação e capacitações na área tecnológica para professores, dificuldades no manejo da tecnologia, alunos com desempenho pouco suficiente, falta de acesso à tecnologia e a rede de internet, intensificando ainda mais aspectos da desigualdade social existente em nosso país. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica - São Paulo (SP) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Doenças por coronavírus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education - São Paulo (SP) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coronavirus diseases | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO::PROCESSOS DA COMUNICACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | Análise sobre o uso de tecnologia por docentes do ensino básico de São Paulo em tempos de pandemia por COVID-19 | - |
Título: dc.title | Analysis on the use of technology by teachers of basic education in São Paulo in times of pandemic by COVID-19 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: