Estudo do crescimento populacional a partir de modelagem matemática: aplicação em diferentes níveis de ensino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSehn, Elizandra-
Autor(es): dc.contributorSehn, Elizandra-
Autor(es): dc.contributorSantos, Ricardo dos-
Autor(es): dc.contributorWojslaw, Eliane Bianchi-
Autor(es): dc.contributorGómez, Magela Reny Fonticiella-
Autor(es): dc.creatorFeiten, Viviane Vanessa Dohl-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:17:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:17:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21155-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671783-
Descrição: dc.descriptionMultidisciplinarity is, or ought to be, common in classrooms, because it addresses a number of everyday issues with specific content, giving meaning and contextualizing that approach. Analyzing this need, the general objective of this work is a proposal of activity involving mathematics and geography, creating mathematical models that predict population growth over the years, based on population data collected from geography and statistics sites. Three mathematical models of population will be presented as proposal of activities to be applied in different levels of education, medium and superior, using different mathematical languages. This activity promotes contextualized meaningful learning and agrees with the multidisciplinary approach.-
Descrição: dc.descriptionA multidisciplinariedade é, ou deveria ser, comum nas salas de aulas, pois aborda diversos temas cotidianos junto a um conteúdo específico, dando significado e contextualizando aquela abordagem. Analisando essa necessidade, o objetivo geral deste trabalho foi uma proposta de atividade envolvendo matemática e geografia, criando modelos matemáticos que preveem o aumento populacional com o passar dos anos, baseados em dados populacionais coletados de sites de geografia e estatística. Serão apresentados três modelos matemáticos de população como proposta de atividades para serem aplicados em diferentes níveis de ensino, médio e superior, usando diferentes linguagens matemática. Essa atividade promove a aprendizagem significativa contextualizada e concorda com a proposta multidisciplinar.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPrevisão demográfica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectGeography - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPopulation forecasting-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleEstudo do crescimento populacional a partir de modelagem matemática: aplicação em diferentes níveis de ensino-
Título: dc.titleStudy of the population growth from mathematical modeling: application in different levels of education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.