Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
Autor(es): dc.contributor | Hlenka, Vanessa | - |
Autor(es): dc.contributor | Scherpinski, Neusa Idick | - |
Autor(es): dc.creator | Muniz, Keice Caramelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:17:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:17:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21160 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671777 | - |
Descrição: dc.description | This research had as its theme the mathematical games and assimilation of knowledge’s in early childhood education, initially addressing the importance of the toy of play to the evolution of human development, based on the theorists Jean Piaget, Vygostsky and Wallon. This is a bibliographical research supported by theoretical researches that were based on the studies about the games and their importance in the development of the mathematical concepts. The thoughts of Kishimoto, Aranão, and Montessori will be mentioned in the contribution of the ludic in the process of interaction and teaching learning. Bringing the concept that mathematics is paramount for the development of thoughts in solving problems and logical reasoning for social life, in personal and interpersonal relationships. Not without mentioning the importance in the mediation of the teacher, for being the most experienced partner in this moment of interaction with the games. This research shows us that playful mathematics stimulates the student to be the protagonist in his process of teaching learning. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa teve como temática os jogos matemáticos e assimilação de saberes na educação infantil abordando incialmente a importância do brinquedo do brincar para a evolução do desenvolvimento humano, tomando como base os teóricos Jean Piaget, Vygostsky e Wallon. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica respaldada por pesquisas de teóricos que se basearam nos estudos sobre os jogos e sua importância no desenvolvimento dos conceitos matemáticos. Serão citados pensamentos de Kishimoto, Aranão, Montessori, na contribuição do lúdico no processo de interação e de ensino aprendizagem. Trazendo o conceito que a matemática é primordial para o desenvolvimento dos pensamentos na resolução de problemas e no raciocínio lógico para a vida social, nas relações pessoais e interpessoais. Sem deixar de citar a importância na mediação do professor, por ser o parceiro mais experiente neste momento de interação com os jogos. Esta pesquisa nos mostra que a matemática atrelada ao lúdico estimula o aluno ser o protagonista nos seu processo de ensino aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos no ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de interação na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem cognitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games in mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interaction analysis in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitive learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
Título: dc.title | A ludicidade no ensino da matemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: