Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Paula Ávila | - |
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Paula Ávila | - |
Autor(es): dc.contributor | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
Autor(es): dc.contributor | Mandaji, Carolina Fernandes da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Chiquetti, Camille | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:17:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:17:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8934 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671769 | - |
Descrição: dc.description | All publicity aims to produce an ideological discourse to reach the audience. For the most part, publicity is supported by advertising for such purpose text and pictorial resources, which serve as major agents of the spread of speech. By having a comprehensive broadcasting, advertising through these resources, reproduces and constructs representations of a society in the target audience to consume and this happens even with children who, increasingly, have been the target of advertising campaigns. When we consider the process of identity construction and the children's critical thinking through interaction society-family, it is noted that the representations of being a child presented in advertisements can influence the child's education process through speeches that they arrive. Thus, a discursive analysis of advertising campaigns aimed at children in the 80 will be held, as compared to other, similar products, conveyed today, resulting in a comparison between the parties. The aim is to see if there were changes in the way such pieces convey his speeches, and especially how these discourses have changed (or not) over the last three decades. | - |
Descrição: dc.description | Toda propaganda publicitária tem por objetivo reproduzir um discurso ideológico para atingir seus expectadores. Em sua grande maioria, esses meios publicitários têm como suporte para tal fim texto e recursos imagéticos, que servem como agentes principais da propagação do discurso. Por ter uma veiculação abrangente, a publicidade, por meio desses recursos, reproduz e constrói representações de uma sociedade no público-alvo para que consumam, e isso acontece, inclusive, com crianças, que, cada vez mais, têm sido alvo de peças publicitárias. Ao levarmos em consideração o processo de construção de identidade e do pensamento crítico infantil por intermédio da interação sociedade-família, nota-se que as representações do que é ser criança presentes nas peças publicitárias podem influenciar o processo de formação da criança por meio dos discursos que a elas chegam. Assim, será realizada uma análise discursiva de peças publicitárias destinadas ao público infantil na década de 80, em comparação com outras, de produtos similares, veiculadas nos dias atuais, resultando em uma comparação entre as partes. Pretende-se observar se houve mudanças na forma como tais peças veiculam seus discursos e, principalmente, como esses discursos se modificaram (ou não) ao longo das últimas três décadas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Publicidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Publicity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | - |
Título: dc.title | Comparação entre propagandas de produtos infantis da década de 80 com os dias atuais: um estudo à luz da análise do discurso | - |
Título: dc.title | Comparison of children’s products advertisements from the 80s to current day: a glance at discourse analysis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: