Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Casagrande, Luiz Fernande | - |
Autor(es): dc.contributor | Casagrande, Luiz Fernande | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Nézio José da | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortoluzzi, Sandro César | - |
Autor(es): dc.creator | Forgiarini, Aline Vanessa | - |
Autor(es): dc.creator | Zago, Leomar Inacio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:17:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:17:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14216 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671767 | - |
Descrição: dc.description | This research was carried out with an exploratory analysis with the professors of the undergraduate courses in Accounting Sciences that work in the State of Paraná to identify the main factors that affect the level of satisfaction in the performance of the profession. For that, an exploratory-descriptive research, of the type survey and with quantitative approach was carried out. The data were collected through questionnaires, sent to all course coordinators of the educational institutions that offered the Graduation in Accounting Sciences in the year 2018. After the validation of the questionnaires of 57 respondents, it was applied to the exploratory factorial analysis with the results of 23 variables available in the questionnaire applied. In the results of the analysis, it was verified that only 11 of the 23 variables were significant, which were grouped and resulted in four factors that explain the main factors that affect teacher satisfaction: (i) Remuneration / Recognition; (ii) Relationship at work; (iii) Relationship with students and (iv) Motivation for work. It was also possible to identify that the satisfaction of the professionals investigated is significantly influenced by the factor related to remuneration and recognition. | - |
Descrição: dc.description | Buscou-se com esta pesquisa realizar uma análise exploratória com os professores dos cursos de graduação de Ciências Contábeis que atuam no Estado do Paraná para identificar os principais fatores que impactam no nível de satisfação no desempenho da profissão. Para isso foi realizada uma pesquisa exploratória-descritiva, do tipo survey e com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionários, enviados a todos os coordenadores de curso das instituições de ensino que ofertaram a Graduação em Ciências Contábeis no ano de 2018. Após a validação dos questionários de 57 respondentes, foi aplicada à análise fatorial exploratória com os resultados de 23 variáveis disponíveis no questionário aplicado. Nos resultados da análise verificou-se que apenas 11 das 23 variáveis eram significativas, as quais foram agrupadas e resultou em quatro fatores que explicam os principais fatores que impactam na satisfação docente, sendo estes: (i) Remuneração/Reconhecimento; (ii) Relacionamento no trabalho; (iii) Relacionamento com os discentes e (iv) Motivação para o trabalho. Também foi possível identificar que a satisfação dos profissionais investigados é significativamente influenciada pelo fator relacionado á remuneração e ao reconhecimento. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis | - |
Publicador: dc.publisher | Ciências Contábeis | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Satisfação no trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise fatorial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Satisfação no trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Job satisfaction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Factor analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers - Job satisfaction | - |
Palavras-chave: dc.subject | College teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | - |
Título: dc.title | Análise fatorial da satisfação no trabalho dos professores dos cursos de graduação em Ciências Contábeis do estado do Paraná | - |
Título: dc.title | Factorial analysis of satisaction in the work of teachers of gradulation courses in Accounting Sciences of the state of Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: