A influência da educação básica na ausência de mulheres no “ser cientista”: sobre representatividade nas ciências

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPricinotto, Gustavo-
Autor(es): dc.contributorSantos, Juliano Lopes Soares dos-
Autor(es): dc.contributorPriori, Claudia-
Autor(es): dc.contributorPricinotto, Gustavo-
Autor(es): dc.creatorFarinon, Daliany Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:17:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:17:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6121-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671728-
Descrição: dc.descriptionWe performed the analysis of representations produced by students from two educational institutions in the city of Campo Mourão, who expressed, through drawings, what the word SCIENTIST means. In this process, we seek to understand, under Cultural Studies bias, how the possibilities of "being a woman" are organized and established by social, cultural, political, sexual and other devices to meet the patriarchal system's longings of the "roles" of women in society. Based on the National Curriculum Guidelines for Higher Education, we investigate ways to help weaken these devices to break with patriarchy and thus achieve gender equality. The desire we have to live in a more citizen and egalitarian society, in which women see themselves as modifiers and formers of this society and of themselves, are the reasons why we have developed this research.-
Descrição: dc.descriptionRealizamos a análise de representações produzidas por alunos e alunas de duas instituições de ensino da cidade de Campo Mourão que expressaram, por meio de desenhos, o que significa a palavra CIENTISTA. Nesse processo buscamos compreender, sob viés dos Estudos Culturais, de que forma as possibilidades do “ser mulher” são agenciadas e estabelecidas pelos dispositivos sociais, culturais, políticos, sexuais e entre outros, para atender aos anseios do sistema patriarcal, os quais limitam os “papéis” das mulheres na sociedade. Com base nas Diretrizes Nacionais Curriculares para o ensino superior, investigamos caminhos que nos auxiliem a enfraquecer esses dispositivos para rompermos com o patriarcalismo e, assim, alcançarmos a igualdade de direitos entre os gêneros. O desejo que nós temos de viver em uma sociedade mais cidadã e igualitária, na qual as mulheres se enxerguem como modificadoras e formadoras da mesma e de si próprias, são os motivos pelos quais desenvolvemos essa pesquisa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Química-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCultura - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres na ciência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectIgualdade-
Palavras-chave: dc.subjectCulture - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectWomen in science-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectEquality-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA-
Título: dc.titleA influência da educação básica na ausência de mulheres no “ser cientista”: sobre representatividade nas ciências-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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