Ferramenta para o apoio ensino-aprendizagem do modelo orientado a objetos durante a construção do diagrama de classes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBastos, Laudelino Cordeiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1231141260610815-
Autor(es): dc.contributorSeca Neto, Adolfo Gustavo Serra-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0071119715272492-
Autor(es): dc.contributorBastos, Laudelino Cordeiro-
Autor(es): dc.contributorBortolozzi, Flávio-
Autor(es): dc.contributorNoronha, Robinson Vida-
Autor(es): dc.contributorEmer, Maria Claudia Figueiredo Pereira-
Autor(es): dc.creatorFelisbino, Cláudio Marcio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:17:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:17:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-27-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-27-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2848-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671718-
Descrição: dc.descriptionThe teaching of the object-oriented model has become a very common practice in the introduction of computer courses and difficulties in the teaching-learning process are well known. Most of the students present difficulties in assimilating the concepts and abstractions involved in this paradigm. This study describes the development, implementation and testing of a tool to support the teaching-learning process of the object-oriented model during the construction of Class Diagrams. With the tool developed, data were collected during the construction of UML Class Diagrams, in experiments carried out with students of a University located in the city of Curitiba. The developed tool allowed to reveal the behaviors of the students during the construction of the class diagrams. The results show that the interventions made by students in items of the Class Diagram, such as attributes, methods and associations, during the creation of the same, directly influence the concept obtained. In addition, the tool offers specific information about each student that can be used by the teacher to encourage each one to study certain themes in order to improve their performance in understanding the object-oriented model and creating Class Diagrams. The teaching-learning tool of the object-oriented model during the construction of the Class Diagram provides data neglected by the diagrams-building tools, and can be an important method to improve the teaching-learning process of the model oriented to Objects.-
Descrição: dc.descriptionO ensino do modelo orientado a objetos tornou-se uma prática muito comum na introdução dos cursos de computação e as dificuldades no processo de ensinoaprendizagem são bem conhecidas. Grande parte dos estudantes apresenta dificuldades em assimilar os conceitos e abstrações envolvidas neste paradigma. Este trabalho descreve o desenvolvimento, a implementação e testes de uma ferramenta para apoiar o processo de ensino-aprendizagem do modelo orientado a objetos, durante a construção de Diagramas de Classe. Com a ferramenta desenvolvida, foram coletados dados durante a construção de Diagramas de Classe UML, em experimentos realizados com alunos de uma Universidade situada na cidade de Curitiba. A ferramenta desenvolvida permitiu revelar comportamentos dos alunos durante a construção dos diagramas de classes. Os resultados demonstram que as intervenções realizadas por alunos em itens do Diagrama de Classes, como atributos, métodos e associações, durante a criação do mesmo, influenciam diretamente no conceito obtido. Além disso, a ferramenta oferece informações específicas sobre cada aluno, que podem ser utilizadas pelo professor para incentivar cada um a estudar determinados temas, a fim de melhorar o desempenho dos mesmos no entendimento do modelo orientado a objetos e na criação de Diagramas de Classes. A ferramenta para o apoio ao ensino-aprendizagem do modelo orientado a objetos durante a construção do Diagrama de Classes fornece dados negligenciados pelas ferramentas de construção de diagramas, podendo ser um importante método para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem do modelo orientado a objetos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicada-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMétodos orientados a objetos (Computação)-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação orientada a objetos (Computação)-
Palavras-chave: dc.subjectUML (Computação)-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação (Computadores)-
Palavras-chave: dc.subjectComputação-
Palavras-chave: dc.subjectObject-oriented methods (Computer science)-
Palavras-chave: dc.subjectObject-oriented programming (Computer science)-
Palavras-chave: dc.subjectUML (Computer science)-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectComputer software - Development-
Palavras-chave: dc.subjectComputer simulation-
Palavras-chave: dc.subjectComputer science-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da Computação-
Título: dc.titleFerramenta para o apoio ensino-aprendizagem do modelo orientado a objetos durante a construção do diagrama de classes-
Título: dc.titleTool for teaching-learning support of the model object-oriented architecture during the construction of the class diagram-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.