Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Estevan, Daniela Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Estevan, Daniela Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Daniela Macedo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Haas, Jucelaine | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Odilena Scarazzati da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:16:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:16:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25333 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671702 | - |
Descrição: dc.description | This work has as its theme Environmental Education, focused on the teaching and learning process with its values based on human and social formation, of individual and collective responsibility. The objective was to propose a didactic sequence with a board-type game, and a trail with question cards related to sustainability principles, and the colors of garbage collectors to promote awareness of environmental education, through playfulness in the teaching-learning process in elementary education. The methodology adopted was that of literary research, scientific articles and literature reviews on the chosen theme. The didactic sequence proposal elaborated in this work is to be developed in the period of five classes, between conversations about the students' previous knowledge, visits to recycling / collector locations, computer research classes and board games or more activities in case new ones arise. adaptations, and the final survey aiming to reveal the students' conceptions after practice. The activities of AE developed in elementary school through games, can form adults who are aware, active and concerned with the environment, and who will disseminate these values throughout their lives. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como tema a Educação Ambiental, voltada para o processo de ensino e aprendizagem com seus valores baseados na formação humana e social, de responsabilidade individual e coletiva. O objetivo foi propor uma sequência didática com um jogo do tipo tabuleiro, e trilha com cartas de perguntas relacionadas com princípios da sustentabilidade, e as cores dos coletores de lixo para promover a conscientização da educação ambiental, através do lúdico no processo de ensinoaprendizagem no ensino fundamental. A metodologia adotada foi a de pesquisas literárias, artigos científicos e revisões de literatura sobre o tema escolhido. A proposta de sequência didática elaborada neste trabalho é para ser desenvolvida no período de cinco aulas, entre conversas sobre o conhecimento prévio dos estudantes, visitas em locais de reciclagem/coletores, aulas de pesquisa no computador e jogos de tabuleiro ou mais atividades caso surjam novas adaptações, e a sondagem final visando revelar as concepções dos alunos pós prática. As atividades de EA desenvolvidas no ensino fundamental através de jogos, podem formar adultos sensibilizados, ativos e preocupados com o meio ambiente, e que disseminarão esses valores ao longo da vida. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Educação ambiental: o lúdico como processo de ensino-aprendizagem | - |
Título: dc.title | Environmental education: play as a teaching-learning process | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: