Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sanguino Bejarano, Santos Richard Wieller | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5481652762620253 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sanguino Bejarano, Santos Richard Wieller | - |
Autor(es): dc.contributor | Durand Lazo, Pedro Pablo | - |
Autor(es): dc.contributor | Colombo, Janecler Aparecida Amorin | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, José Donizetti de | - |
Autor(es): dc.creator | Tozetto, Vitor Paulo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:16:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:16:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-05-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1681 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671657 | - |
Descrição: dc.description | This paper presents a differential approach of financial mathematics developed in high school, focusing on financial education. We seek through the insertion of texts, analysis of some financial products and by the interpretation of problems to contribute to the financial training of students. Aiming to make financial mathematics more attractive and accessible to the day-today, there are available for studies some practical tools like the citizen calculator which are available for computers and mobile phones. As well as spreadsheets and software Geogebra, that allow you to compare and analyze the financial costs of consortia, financing and financial applications,in addition to being allied in the preparation and control of personal and family budget. By applying the teaching sequence proposed in a nocturnal class of high school, we realized some difficulties that have limited the financial learning of math concepts.Yet identified progress regarding the financial education of students. These observations were made through qualitative and quantitative analysis from notes in the field diary and also answers given by students in specific form. | - |
Descrição: dc.description | CAPES | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta uma proposta diferenciada de abordagem da matemática financeira desenvolvida no Ensino Médio, com foco na Educação Financeira. Busca-se através da inserção de textos, da análise de alguns produtos financeiros e da interpretação de problemas contribuir para a formação financeira dos alunos. Objetivando tornar a Matemática Financeira mais acessível para o dia a dia, s˜ao disponibilizadas e estudadas algumas ferramentas de uso pratico, como a calculadora do cidadão, disponível para computadores e celulares. Assim como planilhas eletrônicas e o Software Geogebra, que permitem comparar e analisar os custos financeiros de consórcios, financiamentos e aplicações financeiras, além de serem aliadas na elaboração e controle do orçamento pessoal e familiar. Ao aplicarmos a sequência de ensino proposta em uma turma do ensino médio do período noturno, detectamos algumas dificuldades que limitaram a aprendizagem dos conceitos de Matemática Financeira. Contudo identificamos progresso com relação a Educação Financeira dos alunos, observações estas feitas por meio de análises qualitativa e quantitativa a partir das anotações no diário de campo e também de respostas dadas pelos alunos em formulário específico. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática financeira - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orçamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Business mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Budget | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Educação financeira no ensino médio: uma abordagem por meio da análise de produtos financeiros com ênfase em consórcios | - |
Título: dc.title | Financial education in secondary education: an approach through the analysis of financial products with an emphasis on consortia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: