Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
Autor(es): dc.contributor | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | Rohling, Nívea | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Tamara Spindola Pereira Paião | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:16:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:16:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25208 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671646 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa a respeito da abordagem de AL/semiótica na BNCC e adequação ao LD, com foco para o ensino-aprendizagem das figuras de linguagem nos anos finais do ensino fundamental, está alicerçada em teóricos como Geraldi (1984), Antunes (2003), Reinaldo e Bezerra (2013), Clare (2002), Paula (2007), Remenche e Rohling (2015), e outros. Ela parte de conceitos de AL, em seguida traça um panorama histórico, donde se vê os objetos de estudo do componente de língua portuguesa nas décadas anteriores até o momento presente; discute os deslocamentos e manutenções no documento normativo da BNCC e esclarece questões imbricadas no estudo dos recursos estilísticos como o ensino dos gêneros e a formação do leitor literário. Sob a fixação de três parâmetros, analisa as cinco habilidades que falam de figura de linguagem, no estudo do corpus. Essa é uma pesquisa de cunho qualitativo interpretativista, Traz como resultado um parecer sobre o livro didático adotado este ano pelo governo municipal da cidade de Guaramirim- SC. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise Linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa - Figuras de linguagem - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos - Avaliação - Guaramirim (SC) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistic analysis (Linguistics) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiotics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Figures of speech - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks - Evaluation - Guaramirim (SC) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | - |
Título: dc.title | Abordagem da análise linguística/semiótica na BNCC: um olhar para o trabalho com as figuras de linguagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: