Retratos da docência feminina: reflexões sobre sua representação na literatura infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarquezi, Rosangela Aparecida-
Autor(es): dc.contributorMarquezi, Rosangela Aparecida-
Autor(es): dc.contributorConsoli, Marcia Oberderfer-
Autor(es): dc.contributorSilva, Susiele Machry da-
Autor(es): dc.creatorMattei, Elidinês Sandre-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:16:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:16:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14773-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671635-
Descrição: dc.descriptionThis study is the result of the analysis of infantojuvenis literature books, in which there is the presence of the personage teacher of Portuguese Language. The choice was given to the fact of being a current theme, and often little remembered, since the teacher character plays a significant role in the formation of the child, but is also a very present figure in society. First, there is a collection about Child Literature, about the importance, the emergence and its relation with the school. Then, a study about the teaching profession, its achievements, some considerations about the teaching identity, the feminization occurred in the teaching profession, and the way in which it is represented in Children's Literature is carried out. And finally, the works analyzed are presented: Minhas férias, pula uma linha, parágrafo (1999), Fazendo nada (2002) and Uma escola assim, eu quero pra mim (2007). The research was developed, through a bibliographical study, having as main authors: Cademartori (2010), Coelho (2000), Lajolo and Zilberman (1999), Nóvoa (1995), Penin (2009), Geraldi (1984) Silveira (2002) among others. It was verified that many are the teachers representations that circulate in the infantojuvenis histories, be it in the clothing, the language or the daily actions practiced in the profession, which contribute so that the identity of the teacher of Portuguese can develop.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo é o resultado da análise de livros de literatura infantojuvenis, em que há a presença da personagem professora de Língua Portuguesa. A escolha deu-se pelo fato, de ser um tema atual, e muitas vezes pouco lembrado, visto que a personagem professora desempenha um papel significativo na formação da criança, como também é uma figura bem presente na sociedade. Primeiramente, apresenta-se um apanhado sobre a Literatura Infantil, quanto à importância, o surgimento e a sua relação com a escola. Em seguida, é realizado um estudo acerca da profissão docente, suas conquistas, algumas considerações sobre a identidade docente, a feminização ocorrida no magistério, e a forma como é representada na Literatura Infantil. E por fim, são apresentadas as obras analisadas: Minhas férias, pula uma linha parágrafo (1999), Fazendo nada (2002) e Uma escola assim, eu quero pra mim (2007). A pesquisa desenvolveu-se, por meio de um estudo bibliográfico, tendo como principais autores: Cademartori (2010), Coelho (2000), Lajolo e Zilberman (1999), Nóvoa (1995), Penin (2009), Geraldi (1984), Silveira (2002) entre outros. Constatou-se que muitas são as representações docentes que circulam nas histórias infantojuvenis, seja no vestuário, na linguagem ou nas ações diárias exercidas na profissão, as quais contribuem para que a identidade da professora de português possa se desenvolver.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Letras-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantojuvenil-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - Análise-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectChildren's literature-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature - Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleRetratos da docência feminina: reflexões sobre sua representação na literatura infantil-
Título: dc.titlePortraits of female teachers: reflections on their representation in children's literature-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.