Um estudo de caso sobre a integração das mídias digitais na prática pedagógica de professores de ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBocardi, Juliane Maria Bergamin-
Autor(es): dc.creatorJorge, Kethene Menegon-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:16:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:16:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21882-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671634-
Descrição: dc.descriptionThe study was titled digital media, emphasizing the use of the same in the pedagogical practice of teachers who work in the discipline of Science in Elementary Education. Knowing that the computer has advanced in recent years both in the corporate field as in the educational field, it can become a means for the realization of this new methodological referrals for discipline, requiring the teacher's interest in participating in continuing education and the search by new knowledge of how to manipulate this tool pedagogical support. The methodological procedures were qualitative and quantitative research based on case study, targeting teachers and students in public two State Colleges Municipalities Iracema do Oeste and the Jesuits. To collect data semistructured questionnaires to be answered by the audience, performing tabulating the data in graphs, measuring this way the use of media resources by teachers in teaching practice were used. The results were significant because they showed that science teaching can become attractive, differentiated with the use of media, but the teacher should seek to improve their knowledge by attending continuing education courses in order to use media in the classroom in the discipline of Sciences.-
Descrição: dc.descriptionO estudo teve como tema mídias digitais, enfatizando o uso das mesmas na prática pedagógica dos professores que atuam na disciplina de Ciências na Educação Básica. Sabedores de que a informática tem avançado nos últimos anos tanto no campo empresarial como no campo educacional, ele pode tornar-se um meio para a realização de novos encaminhamentos metodológicos para esta disciplina, necessitando do interesse do professor em participar de formação continuada e a busca por novos conhecimentos de como manipular esta ferramenta de apoio pedagógico. Os procedimentos metodológicos foram pesquisa qualitativa e quantitativa baseada no estudo de caso, tendo como público alvo professores e alunos de dois Colégios Estaduais dos Municípios de Iracema do Oeste e Jesuítas. Para a coleta de dados foram utilizados questionários semiestruturadas a serem respondidos pelo público alvo, realizando a tabulação dos dados em forma de gráficos, mensurando desta forma a utilização dos recursos midiáticos pelos professores na prática docente. Os resultados mostraram que o ensino de Ciências pode tornar-se atrativo, diferenciado com o uso das mídias, porém cabe ao professor procurar melhorar seu conhecimento, participando de cursos de formação continuada, para poder utilizar as mídias em sala de aula na disciplina de Ciências.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos audiovisuais-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectAudio-visual materials-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Título: dc.titleUm estudo de caso sobre a integração das mídias digitais na prática pedagógica de professores de ciências-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.