A contribuição do uso da tecnologia no ensino de ciências para alunos do sétimo ano da rede estadual do município de Ibaiti

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.creatorPereira, Angela Marcia Perecini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:16:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:16:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-04-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21765-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671633-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to emphasize the possibility of connection between teacher, student and technology into a new methodology to be applied in the teaching of science, making it innovative and increasing the involvement of the student in the production of knowledge, developing activities and causing significant changes in pedagogical praxis with the effective use of technology resourses. The survey showed the timid interest of teachers in using ICT in their projects and the results point to the need for a change in the curriculum, the DCEs contemplating the inclusion of ICT as a mediating element of teaching and learning, as well as greater attention to continuing education so that support and motivate teachers with a foundation to buid bridges between science education and ICT in teaching situations. In fact, this integration of these tools in schools aims to bring to the school environment, diverse ways of learning and teaching for students and teachers, and these must face such resources as an important tool to aid in the process of teaching and learning. Thus, this paper seeks to demonstrate the need for integration with respect to the functioning harmoniously and efficiently between education and the use of new technological resources as well as the latent need of educators to seek to know the capabilities of Information Tecnology and Communication, in order to understand and exploit the potential of each of the tools available.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo enfatizar a possibilidade de conexão entre professor, aluno e tecnologia com uma nova metodologia a ser aplicada no ensino de Ciências, tornando-o inovador e aumentando o envolvimento do educando na construção do conhecimento, desenvolvendo atividades e provocando mudanças significativas na práxis pedagógica com a utilização efetiva dos recursos tecnológicos. A pesquisa evidenciou o tímido interesse dos professores em utilizar as TICs em seus projetos e, os resultados obtidos sinalizam para a necessidade de uma modificação na estrutura curricular, contemplando nas DCEs a inserção das TICs como elemento mediador no processo de ensino e aprendizagem, bem como para maior atenção para a formação continuada de modo que subsidiem e motivem os docentes com um embasamento para criar pontes entre o ensino de ciências e as TICs em situações didáticas. Na realidade, esta inserção dessas ferramentas nas escolas tem como finalidade trazer para o ambiente escolar diversificadas formas de aprender e ensinar para alunos e professores, e estes devem encarar tais recursos como importante instrumento de auxílio no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma o presente trabalho busca demonstrar a necessidade de integração no que tange ao funcionamento de maneira harmoniosa e eficiente entre o ensino e o uso de novos recursos tecnológicos, bem como a necessidade latente do educador em buscar conhecer os recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação, de modo a entender e explorar as potencialidades de cada uma das ferramentas disponíveis.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia de ponta e educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectHigh technology and education-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Título: dc.titleA contribuição do uso da tecnologia no ensino de ciências para alunos do sétimo ano da rede estadual do município de Ibaiti-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.