Paradoxos geométricos em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNós, Rudimar Luiz-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4377393528295346-
Autor(es): dc.contributorNós, Rudimar Luiz-
Autor(es): dc.contributorPetry, Vitor José-
Autor(es): dc.contributorSano, Mari-
Autor(es): dc.contributorTocha, Neusa Nogas-
Autor(es): dc.creatorSentone, Francielle Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:16:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:16:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2701-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671618-
Descrição: dc.descriptionWe present in this work some logical-mathematical paradoxes, as Galileo's paradox, and also some geometric paradoxes, such as Curry's paradox, Hooper's paradox and the Banach-Tarski paradox. We employ the Curry and Hooper paradoxes to motivate the study of concepts of Geometry and Number Theory, such as area, triangle similarity, Pythagorean Theorem, trigonometric ratios in the right triangle, angular coefficient of the line, and Fibonacci sequence, and we organize recreation activities for the classroom in Elementary and High School.-
Descrição: dc.descriptionCAPES-
Descrição: dc.descriptionApresentamos neste trabalho alguns paradoxos lógico-matemáticos, como o paradoxo de Galileu, e também alguns paradoxos geométricos, como os paradoxos de Curry, de Hooper e de Banach-Tarski. Empregamos os paradoxos de Curry e de Hooper para motivar o estudo de conceitos de Geometria e de Teoria dos Números, tais como área, semelhança de triângulos, o Teorema de Pitágoras, razões trigonométricas no triângulo retângulo, o coeficiente angular da reta e a sequência de Fibonacci, e organizamos atividades lúdicas para a sala de aula no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectParadoxos - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria dos números-
Palavras-chave: dc.subjectLógica simbólica e matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFibonacci, Números de-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades criativas na sala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática recreativa-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectParadoxes - Mathematics-
Palavras-chave: dc.subjectNumber theory-
Palavras-chave: dc.subjectLogic, Symbolic and mathematical-
Palavras-chave: dc.subjectFibonacci numbers-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectCreative activities and seat work-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical recreations-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Título: dc.titleParadoxos geométricos em sala de aula-
Título: dc.titleGeometric paradoxes in classroon-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.