Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nós, Rudimar Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4377393528295346 | - |
Autor(es): dc.contributor | Nós, Rudimar Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Petry, Vitor José | - |
Autor(es): dc.contributor | Sano, Mari | - |
Autor(es): dc.contributor | Tocha, Neusa Nogas | - |
Autor(es): dc.creator | Sentone, Francielle Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:16:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:16:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2701 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671618 | - |
Descrição: dc.description | We present in this work some logical-mathematical paradoxes, as Galileo's paradox, and also some geometric paradoxes, such as Curry's paradox, Hooper's paradox and the Banach-Tarski paradox. We employ the Curry and Hooper paradoxes to motivate the study of concepts of Geometry and Number Theory, such as area, triangle similarity, Pythagorean Theorem, trigonometric ratios in the right triangle, angular coefficient of the line, and Fibonacci sequence, and we organize recreation activities for the classroom in Elementary and High School. | - |
Descrição: dc.description | CAPES | - |
Descrição: dc.description | Apresentamos neste trabalho alguns paradoxos lógico-matemáticos, como o paradoxo de Galileu, e também alguns paradoxos geométricos, como os paradoxos de Curry, de Hooper e de Banach-Tarski. Empregamos os paradoxos de Curry e de Hooper para motivar o estudo de conceitos de Geometria e de Teoria dos Números, tais como área, semelhança de triângulos, o Teorema de Pitágoras, razões trigonométricas no triângulo retângulo, o coeficiente angular da reta e a sequência de Fibonacci, e organizamos atividades lúdicas para a sala de aula no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paradoxos - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria dos números | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lógica simbólica e matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fibonacci, Números de | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades criativas na sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática recreativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paradoxes - Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Number theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Logic, Symbolic and mathematical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fibonacci numbers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creative activities and seat work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical recreations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | Paradoxos geométricos em sala de aula | - |
Título: dc.title | Geometric paradoxes in classroon | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: