Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Viera, Graciela Leila Heep | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Tiago Franceschini da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:16:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:16:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21784 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671611 | - |
Descrição: dc.description | This work is subject indicate a new teaching model for the discipline of Chemistry. Considering the crisis of the current system, it is recognizable that there is need to search for new alternatives. However, constructivist theories provided the basis for developing new mechanisms to rank and teaching practice to increase meaningful learning of students, preparing them for the labor market and arousing in them the curiosity and interest in scientific and technological development. The research was conducted with high school students and teachers working in the Public Education Network. The achievement was through questionnaires and opinionated reviews aimed at defining the rate of learning for certain methodology. After application of formal proofs, the results indicated a deficit in objective multiple-choice questions and, therefore, the recasting of questions for dissertative format, triggered significant mean for the group that studied the constructivist style. Another important fact was both teachers and students, demonstrate very interested in the new methodological way, and although they were fearful and suspicious of the behavior and helpfulness of the participants were but curiosity about the new teaching model. Their anxieties and suspicions led a redirect from research that sought to address students of a private school who studied in Piaget's method for over a year, and the results served to demystify the process and show that over time can improve there lationship and the development of tools necessary. Therefore, teaching through tools that promote questioning of content and motivate searches for the acquisition of knowledge may become an important method to promote the qualities you would expect from education. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como temática indicar um novo modelo de ensino para a disciplina de Química. Levando em consideração a crise vivida pelo sistema atual, é reconhecível que haja a necessidade da busca por novas alternativas. No entanto, as teorias construtivistas serviram de fundamento para a elaboração de novos mecanismos que qualificassem a prática docente e aumentassem a aprendizagem significativa dos alunos, preparando-os para o mercado de trabalho e despertando neles a curiosidade e o interesse pelo desenvolvimento científico e tecnológico. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do Ensino Médio e professores atuantes na Rede Pública de Ensino. A realização foi através de questionários opinativos e avaliações que visavam definir o índice de aprendizado para a metodologia determinada. Após a aplicação das provas formais, os resultados apontaram um déficit nas questões objetivas e de múltipla escolha, portanto, a reformulação das perguntas para um formato dissertativo, desencadeou médias significativas para o grupo que estudou no modelo construtivista. Outro dado relevante foi, tanto professores, quanto alunos, demonstraram bastante interesse pela nova forma metodológica, embora estivessem receosos e desconfiados de que o comportamento e a prestatividade dos participantes não passassem de curiosidade pelo novo modelo de ensino. Seus anseios e desconfianças motivaram um redirecionamento da pesquisa que buscou abordar alunos de um colégio particular que estudavam no método piagetiano há mais de um ano; os resultados serviram para desmistificar o processo e demonstrar que o passar do tempo poderá melhorar a relação e o desenvolvimento das ferramentas necessárias. Portanto, o ensino através de ferramentas que promovam a problematização dos conteúdos e motivem pesquisas para o aquisição de saberes poderá se tornar um importante método para fomentar as qualidades que se espera do sistema de ensino. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construtivismo (Educação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Constructivism (Education) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge and learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | O uso de ferramentas didáticas para o processo de ensino-aprendizagem em química | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: