Leitura: o uso de contos literários em uma turma de português para falantes de outras línguas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCordeiro, Elisa Novaski-
Autor(es): dc.contributorCordeiro, Elisa Novaski-
Autor(es): dc.contributorBaldin, Fernanda Deah Chichorro-
Autor(es): dc.contributorAlbuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de-
Autor(es): dc.creatorCesconetto, Laura de Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:16:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:16:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8940-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671600-
Descrição: dc.descriptionWhen it comes to teaching Portuguese as a Foreign Language, there are few studies in the academic area, and the present project aims in addition to expand studies, to analyze the reading in a PFOL class. With that, it is possible to evaluate the results of taking literary reading to a Portuguese class for other languages speakers. Some concepts like literacy (ROJO, 2009); literary literacy (PIROLLI, 2013) and reading (RAZET, 2014) were the motivate of the analyses. To take this research, 4 classes of a 100 minutes were ministered in a PFOL class, taking place at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná. In each one of these classes, a short story from the book "Mistérios de Curitiba”, from the author "Dalton Trevisan", was the theme of the class' study. The answers given by the students were analyzed with the scope of identifying possible progress of understanding throughout the work with the literary texts. The previously selected stories are the following: “Dois Velhinhos” (1 day), “Chuva” (2 days) and O “Leão” (day). The analysis was performed according to the students’ answers to interpretation questions. On the analysis of the collected information, some aspects were considered such as: the ability to relate linguistic structures of the text and the formulated meanings; the ability to recognize/analyze the main theme of a short story and discuss about it; the ability to recognize specific details represented in the short story and connect it with cultural aspects; relating cultural aspects from Brazil/Curitiba/Paraná represented in the short story. It was not sought to correct the questions based on correct or wrong answers, but to analyze if the reading of these short stories were capable of awake a deeper sensibility for a literary reading.-
Descrição: dc.descriptionNo que diz respeito à área de ensino de Português como uma Língua Estrangeira, ainda há poucos estudos no âmbito acadêmico. O presente trabalho busca, além de contribuir para a ampliação desses estudos, analisar a leitura em uma turma de PFOL, com isso, avaliamos também a o resultado de se levar leitura literária para uma turma de Português para falantes de outras línguas. Trazemos os conceitos de letramento (ROJO, 2009); letramento literário (PIROLLI, 2013) e leitura (RAZET, 2014) para fundamentar os aspectos que levamos em conta na análise. Para realizar esta pesquisa, foram ministradas 4 aulas de 100 minutos em uma turma de PFOL na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Em cada uma dessas aulas, foi trabalhado um conto do livro “Mistérios de Curitiba” do autor paranaense Dalton Trevisan. As respostas escritas dos alunos foram analisadas para tentar identificar possíveis progressos de compreensão ao longo dos trabalhos com os textos literários. Os contos previamente selecionados são os seguintes: Dois Velhinhos (2 horas aula), Chuva (3 horas aula) e O Leão (2 horas aula). A análise foi realizada de acordo com as respostas escritas dos alunos em relação às perguntas de interpretação. Na análise dos dados coletados, foram levados em conta aspectos como: capacidade de relacionar estruturas linguísticas do texto e os significados construídos; capacidade de perceber/analisar o tema central de um conto e discutir sobre ele; capacidade de perceber detalhes específicos retratados no conto e conectá- los com aspectos culturais; relacionar aspectos da cultura brasileira/curitibana/paranaense retratada no conto. Não buscamos corrigir as questões com base em erros e acertos, mas analisar se a leitura desses contos foi capaz de despertar-lhes uma sensibilidade maior em relação à leitura de literatura.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras Português/Inglês-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectContos-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa - Compêndios para estrangeiros-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectShort stories-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language - Textbooks for foreign speakers-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Título: dc.titleLeitura: o uso de contos literários em uma turma de português para falantes de outras línguas-
Título: dc.titleReading: the use of literary short stories in a PFOL class-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.