Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schmidt, Carla Adriana Pizarro | - |
Autor(es): dc.contributor | Schmidt, Carla Adriana Pizarro | - |
Autor(es): dc.contributor | Feltrin, Valdemar Padilha | - |
Autor(es): dc.contributor | Rech, Angela Laufer | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Alessandro do Amaral e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:16:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:16:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22599 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671568 | - |
Descrição: dc.description | This work was subject to Ecological School Garden, which it has a field of knowledge in permanent construction, which develops in the daily practices of the actors in the school participating in the educational process. Has realized that the current model of production scale reinforces the idea of separation between human beings and nature, reflecting on the production process produced by society. The compartmentalization of knowledge, which is represented by the division of areas of knowledge, facilitates understanding of each party, but our environment needs to be understood in entirety and through interdisciplinary teaching in the Ecological School Garden can assimilate the dynamic balance of the environment with the human being. The development of the project with its implementation, maintenance, practices and the use of the garden assist us in changing the dynamics of key elements, with a more efficient method of teaching in schools in the city of Xanxerê/SC. In thus sense, through the school ecological garden has the possibility of promoting a healthy and sustainable food system that will work on cleaner production and consumption of foods with greater confidence in their health and nutritional quality. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como tema a Horta Ecológica Escolar, na qual se tem um campo de conhecimento em construção permanente e que se desenvolve nas práticas diárias dos atores no ambiente escolar que participam no processo educativo. Tem se percebido que o modelo atual de produção em escala reforça a ideia da separação entre ser humano e natureza, refletindo sobre o processo produtivo produzido pela sociedade. A compartimentação do saber, que é representado pela divisão de áreas do conhecimento, facilita a compreensão de cada parte, mas o nosso ambiente necessita ser entendido em sua totalidade e através do ensino interdisciplinar na Horta Ecológica Escolar se pode assimilar o equilíbrio dinâmico do meio ambiente com o ser humano. O desenvolvimento do projeto com sua implantação, a manutenção, as práticas e o uso da horta nos auxiliam na mudança da dinâmica de elementos chaves, sendo um método mais eficiente do ensino nas escolas do município de Xanxerê/SC. Neste sentido, por intermédio da horta ecológica escolar se tem a possibilidade de promover um sistema de alimentação saudável e sustentável, que trabalhará na produção limpa e o consumo de alimentos com maior segurança na sua qualidade sanitária e nutricional. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Gestão Ambiental em Municípios | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach to knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS | - |
Título: dc.title | Projeto horta ecológica escolar: cultivando o saber no município de Xanxerê/SC | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: