A brincadeira e o desenvolvimento da criança na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Ricardo dos-
Autor(es): dc.creatorBiazotto, Lilian-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:16:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:16:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20832-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671533-
Descrição: dc.descriptionThe ludic assists the educator in the challenge to teach, and play can teach since it allows working with different languages, which makes the meaning of concepts and the child is able to construct their own knowledge. During the game the child has the opportunity to learn and develop, experiment and interact with their peers, with the teacher. Thus, the content of this work is organized through a literature search and had as its theme a study on aspects of playfulness in the teaching learning process with the main objective to analyze the importance of play in early childhood education, understanding work with play activities by analyzing how the contribution of play and play in children's development of early childhood education process. The study was based on the theoretical concepts of authors of great expression as Vygotsky, Santos Ferreira, Kishimoto, Rojas, Wajskop and others. The research focuses on the concept of play, the contribution of play and games in the development process of children, both in the cognitive aspect and the aspect of imagination and creativity and seeks to establish the importance of the educator's role in this process, which must be in continuing education including their practice in the classroom.-
Descrição: dc.descriptionA ludicidade auxilia o educador no desafio de ensinar, e brincar pode ensinar, pois propicia o trabalho com diferentes linguagens, o que facilita a significação de conceitos e a criança é capaz de construir seu próprio conhecimento. Durante a brincadeira a criança tem a oportunidade de aprender e se desenvolver, experimentar e interagir com seus colegas, com o professor. Sendo assim, o conteúdo do presente trabalho organizou-se através de uma pesquisa bibliográfica e teve como temática, um estudo sobre os aspectos da ludicidade no processo de ensino aprendizagem sendo o objetivo principal analisar a importância do brincar na Educação Infantil, compreender o trabalho com as atividades lúdicas através de uma análise quanto a contribuição do brincar e das brincadeiras no processo de desenvolvimento das crianças da educação infantil. O estudo fundamentou-se nas concepções teóricas de autores de grande expressão como Vigotsky, Santos, Ferreira, Kishimoto, Rojas, Wajskop e outros. A pesquisa enfoca o conceito da brincadeira, a contribuição do brincar e das brincadeiras no processo de desenvolvimento das crianças, tanto no aspecto cognitivo quanto nos aspectos da imaginação e da criatividade e busca estabelecer a importância do papel do educador neste processo, que precisa estar em permanente formação compreendendo sua prática em sala de aula.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectEducação afetiva-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeiras-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectAffective education-
Palavras-chave: dc.subjectPlay-
Palavras-chave: dc.subjectChild development-
Palavras-chave: dc.subjectEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Título: dc.titleA brincadeira e o desenvolvimento da criança na educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.