Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Trevisan, André Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | Trevisan, André Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | Mendes, Marcele Tavares | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, João Paulo Camargo de | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Patrícia Aparecida Caldana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:16:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:16:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20313 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671527 | - |
Descrição: dc.description | The Information and Communication Technologies has enabled us to use different didactic resources that can aid in the teaching and learning process, promoting to the student a more dynamic and contextualized knowledge. In this context, this work seeks to elaborate tasks for the Differential and Integral Calculus classes, implemented with Geogebra, addressing the concepts of functions and rates of variation, starting from problems arising from Physics, more specifically from kinematics. Three tasks were elaborated with different approaches about study of the movement, applied in the class of freshmen of the Course of Materials Engineering of the Federal Technology University - Paraná - Campus Londrina. Being the tasks carried out in groups. For the analysis of students' resolutions, the written productions and audio recordings of the group discussions were used. With this material, it was possible to identify that the students, mostly, remained connected to the use of pencil and paper, using in a superficial way the tools of the software that could facilitate the understanding of the task and the concepts approached. | - |
Descrição: dc.description | As Tecnologias de Informação e Comunicação vem nos possibilitando o uso de diferentes recursos didáticos que podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, promovendo ao educando um conhecimento mais dinâmico e contextualizado. Neste contexto, busca-se com este trabalho, elaborar tarefas para as aulas de Cálculo Diferencial e Integral, implementadas com o Geogebra, abordando os conceitos de funções e taxas de variação, partindo de problemas oriundos da Física, mais especificamente, da cinemática. Foram elaboradas três tarefas com diferentes abordagens sobre o estudo do movimento, aplicadas na turma de calouros do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina. Sendo as tarefas realizadas em grupo. Para a análise das resoluções dos alunos foram utilizadas as produções escritas e gravações em áudio das discussões do grupo. Com este material foi possível identificar que os alunos, em sua maioria, se mantiveram ligados ao uso do lápis e papel, utilizando de maneira superficial as ferramentas do software que poderiam facilitar a compreensão da tarefa e dos conceitos abordados. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sites acadêmicos da Web | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calculus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scholarly Web sites | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational software | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | - |
Título: dc.title | Tarefas para as aulas de cálculo diferencial e integral implementadas com o Geogebra no contexto da cinemática | - |
Título: dc.title | Tasks for the differential and Integral calculus classes implemented with Geogebra in the context of kinematics | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: