Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Nelson dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Nelson dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Nelson dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Nelson dos | - |
Autor(es): dc.creator | Sobral, Tania Aparecida de Souza Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:16:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:16:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20520 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671512 | - |
Descrição: dc.description | O artigo foi elaborado com base em observação e pesquisa com 26 alunos de 2º ano e 10 professores do ensino fundamental de uma escola pública, observando os problemas enfrentados no cotidiano da prática docente, teve como principal finalidade investigar a problemática da leitura e da alfabetização, sem deixar de lado a importância do letramento, ou seja, ler, escrever, interpretar e produzir diferentes tipologias textuais. Também levou em consideração o interesse que as crianças têm por algumas obras literárias, sejam elas contos de fadas, fábulas, ou, até mesmo, as mais simples histórias em quadrinhos que, embora não entrem em gêneros literários, exercem grande fascínio nas crianças. O que se espera com o desenvolvimento desse trabalho é evidenciar a contribuição da literatura e da leitura para alfabetização e, consequentemente, para a aquisição de meios para codificar e decodificar o mundo da escrita. Tão importante quanto os pontos citados anteriormente, a pesquisa também teve o intuito de desenvolver nos alunos o gosto verdadeiro pela prática da leitura de vários tipos e não apenas como fator social ou para obtenção de notas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Incentivo à leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aquisição de linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Writing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading promotion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language acquisition | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A importância da leitura para a alfabetização | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: