Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Koscianski, André | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7693781941703733 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Sani de Carvalho Rutz da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5694972079639390 | - |
Autor(es): dc.contributor | Yonezawa, Wilson Massashiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Silvio Luiz Rutz da | - |
Autor(es): dc.contributor | Stadler, Rita de Cássia da Luz | - |
Autor(es): dc.contributor | Koscianski, André | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Sani de Carvalho Rutz da | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Rafael João | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:16:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:16:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 4999-12-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-02-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3517 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671508 | - |
Descrição: dc.description | David Ausubel´s Meaningful Learning Theory stresses the importance of previous knowledge on the teaching learning process. According to the principles of meaningful learning, new information interacts with student‟s specific knowledge structure, called subsumers. It can be understood as pre-existing relevant concepts. In order to avoid rote learning in subsumers absence, Ausubel's theory suggests the use of materials called advance organizers, as scaffolding for new concepts. This study reports the production and application of a 3D short animation as an advance organizer. The film aims to help students understand the concept “Moment of a Force”, important to Physics Teaching. The animation was produced from the ground using free software, following the usual steps in production of such material. It was put into practice with high school students from Arapoti city, PR. Pre and post-tests were elaborated and used to evaluate the film effectiveness. The results indicate that the animated film worked satisfactorily to prepare the learners' cognitive structure, as well as to facilitate meaningful learning and allow better retention of the concept taught. | - |
Descrição: dc.description | A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel considera importante aquilo que o aprendiz já sabe. No processo da aprendizagem significativa, a nova informação interage com uma estrutura de conhecimento específica do indivíduo chamada de subsunçor, que pode ser entendido como conceitos relevantes preexistentes. Na ausência de subsunçores, a teoria de Ausubel sugere, até mesmo para evitar a aprendizagem mecânica, o uso de materiais chamados de organizadores prévios, que servem de ancoradouro para o novo conhecimento. Essa pesquisa relata uma experiência didática da produção e aplicação de um curta-metragem de animação 3D com função de organizador prévio. O objetivo desse organizador prévio é auxiliar a aprendizagem do conceito “Momento de uma Força” pertinente ao Ensino de Física. O curta foi produzido com programas de computador livres, tendo como etapas: modelagem da personagem; modelagem do cenário; animação; iluminação e processamento digital das imagens. Após finalização do curta, a experiência didática foi aplicada com alunos do Ensino Médio em um colégio da cidade de Arapoti-Pr. Para avaliação do organizador prévio foram utilizados prétestes e pós-testes que foram aplicados durante a aula. Também foi realizado o registro de comentários dos alunos participantes. A pesquisa mostrou que o curta de animação como organizador prévio foi satisfatório para preparar a estrutura cognitiva dos aprendizes, assim como para facilitar a aprendizagem significativa e possibilitar uma maior aquisição e retenção do conceito tratado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animação (Cinematografia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes do ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animation (Cinematography) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências e Matemática | - |
Título: dc.title | Curta de animação como organizador prévio no ensino de física | - |
Título: dc.title | Computer-animated short as an advance organizer for physics teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: