Vik Muniz: uma nova maneira de olhar o mundo

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Autor(es): dc.contributorQueluz, Marilda Lopes Pinheiro-
Autor(es): dc.creatorHenriques, Pamela Aragão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:16:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:16:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2012-11-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13718-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671476-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents a theoretical review of the key concepts proposed by the aesthetics developed by the Brazilian artist Vik Muniz. This works highlights his major work, the impacts and influences, the processes of creation, the concepts involved in the design of his work, the way he appropriates the materials to use them in a new context, different from the usually expected. It ponders over the ways the world can be looked at with fresh, unconditioned eyes, questioning the concept of art emerged from inanimate objects. The paper presents approaches through comparative exercises to Vik Muniz's work and some moments in the history of art, as the Dada and Pop art. It establishes approximation between the proposals of some Italian designers like Achille and Pier Giacomo Castiglioni and some of the Brazilians like Fernando and Humberto Campana. As result of this comparison, there was the reflection on the role of objects/artifacts used in their works, integrating the urban world, the industrial society, everyday life and some artistic expressions. Finally, there is the reinvention of the perception and the meaning of things.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta uma revisão teórica acerca dos principais conceitos propostos pela estética desenvolvida pelo artista plástico brasileiro Vik Muniz. Destacam-se em seus principais trabalhos, os impactos e influências, os processos de criação, os conceitos envolvidos na concepção das obras, as formas de apropriação dos materiais para utilizá-los em um novo contexto, diferente do usualmente previsto. São reflexões sobre o descondicionamento do olhar e das perspectivas de ver o mundo, questionando-se o conceito de arte surgido a partir de objetos inanimados. Foram feitos exercícios comparativos com aproximações entre o trabalho de Vik Muniz e momentos da história da arte, como o Dadaísmo e a Pop Arte. Estabelece-se um diálogo com as propostas dos designers italianos Achille e Pier Giacomo Castiglioni e dos brasileiros Fernando e Humberto Campana. A pesquisa traz como resultado a reflexão sobre o papel dos objetos/artefatos usados nas obras, rearticulando o mundo urbano, a sociedade industrial, o cotidiano e as expressões artísticas, reinventando a percepção e os significados das coisas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Desenho Industrial-
Palavras-chave: dc.subjectArte moderna - Séc. XX-
Palavras-chave: dc.subjectEstética-
Palavras-chave: dc.subjectForma (Estética)-
Palavras-chave: dc.subjectArts, Modern - 20th century-
Palavras-chave: dc.subjectAesthetics-
Palavras-chave: dc.subjectForm (Aesthetics)-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia em Design Gráfico-
Título: dc.titleVik Muniz: uma nova maneira de olhar o mundo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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