Diferenças terminológicas e conceituais entre as teorias de L. S. Vigotski e S. Krashen: aquisição, aprendizagem ou desenvolvimento da linguagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Anselmo Pereira de-
Autor(es): dc.contributorPereira, Anselmo Pereira de-
Autor(es): dc.contributorWinfield, Claudia Marchese-
Autor(es): dc.contributorDenardi, Didiê Ana Ceni-
Autor(es): dc.creatorStankoski, Camila Ribas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:16:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:16:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14806-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671451-
Descrição: dc.descriptionSome research on the language scope have many times differentiated terms such as “learning” and “acquisition”. However, when studying Vigotski’s precepts, we find the bigger need to differentiate the terms “acquisition” and “development”. The following paper intends to expose the elements presented in the process of language development, proposed by Vigotski in the book “Thought and Language”, bringing as support, Bakhtin and Volochínov, exposing the importance of his theory, to also compare it to Krashen’s studies. In addition, correlating both pieces of research, we are also going to explore the problematic terminology in the use of the term “acquisition”, seeking out, through a bibliographical research, the importance on the suitable use of each term and how they influence the comprehension of the process which the subject goes through concerning the language.-
Descrição: dc.descriptionPesquisas no âmbito da linguagem têm, muitas vezes, diferenciado termos como “aprendizagem” e “aquisição”. Entretanto, ao estudarmos os preceitos de Vigotski, encontramos a necessidade maior da diferenciação dos termos “aquisição” e “desenvolvimento”. O presente trabalho pretende expor os elementos do processo de desenvolvimento da linguagem, propostos por Vigotski no livro “Pensamento e Linguagem”, com o auxílio de Bakhtin e Volochínov, explicitando a importância de sua teoria, para, também, compará-la às teorias e estudos de Krashen. Além de fazer a correlação entre ambas as pesquisas, também exploraremos a problemática terminológica presente no uso do termo “aquisição”, buscando, através de uma pesquisa bibliográfica, a importância do uso adequado de cada termo e como eles influenciam a compreensão do processo pelo qual o sujeito passa com relação à linguagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Letras-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectLínguas modernas-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAquisição de linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectLanguages, Modern-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and languages - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage acquisition-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleDiferenças terminológicas e conceituais entre as teorias de L. S. Vigotski e S. Krashen: aquisição, aprendizagem ou desenvolvimento da linguagem-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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