Mineração de interesses pessoais a partir de redes sociais para apoiar a personalização de trajetos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSteinmacher, Ana Paula Chaves-
Autor(es): dc.contributorWiese, Igor Scaliante-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Rogério Aparecido-
Autor(es): dc.contributorSteinmacher, Ana Paula Chaves-
Autor(es): dc.creatorMantovani, Taila Camila-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:16:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:16:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6028-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671440-
Descrição: dc.descriptionAs diverse systems have become increasingly adaptable, digital maps personalization is still little explored. Most routing systems recommends the same routes for any user, usually based on the shortest distance or a shorter travel time, and do not taking into account individual interests and preferences. However, using information about individual interests and preferences may influence on the choice of the route. In this work, information from a social network were acquired in order to identity interests that may influence users to prefer alternative routes in the context of urban mobility. To that end, I have collected information from Facebook and classified the acquired data as interests. Then, in order to evaluate the classification, I have selected the interests that may influence the preference of users on the choice of routes. I used them to prepare a personalized questionnaire, that was answered by the individuals who provide their Facebook data. As a result, interests from general-purpose social networks can influence the preference of people on a interest-based path. Specifically, interests related to "Leisure"and "Shopping"contribute to a preference for routes.-
Descrição: dc.descriptionEnquanto diversos sistemas tornam-se cada vez mais adaptáveis, a personalização de mapas digitais ainda é pouco explorada. A maioria dos sistemas de roteamento oferecem aos usuários as mesmas rotas, normalmente baseadas na menor distância ou o menor tempo, não levando em consideração interesses e preferências individuais. Entretanto, utilizar essas informações podem exercer influência na escolha do trajeto. Neste trabalho, a aquisição de informações contidas em redes socais foi realizada, para a identificação de interesses que possam influenciar usuários a preferirem trajetos alternativos durante o deslocamento urbano. Com a finalidade de atingir o objetivo, foi proposta a coleta de informações da rede social Facebook e uma classificação de interesses a partir dos dados adquiridos para a identificação de interesses. Em seguida, com o intuito de avaliar a classificação realizada, foi selecionado os interesses que possam ter influência na recomendação de trajetos para embasar um questionário personalizado, a ser respondido pelos indivíduos que forneceram seus dados para a pesquisa. Como resultado, os interesses obtidos a partir de redes sociais de propósito geral podem influenciar a preferência de pessoas em um trajeto baseado em interesses. Especificamente, os interesses relacionados à “Lazer” e “Compras” contribuem para a preferência de trajetos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Computação-
Publicador: dc.publisherCiência da Computação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais on-line-
Palavras-chave: dc.subjectMineração de dados (Computação)-
Palavras-chave: dc.subjectLevantamento de rotas-
Palavras-chave: dc.subjectOnline social networks-
Palavras-chave: dc.subjectData mining-
Palavras-chave: dc.subjectRoute surveying-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO-
Título: dc.titleMineração de interesses pessoais a partir de redes sociais para apoiar a personalização de trajetos-
Título: dc.titleMining personal interests from social networks to support personalization of routes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.