A estratégia da leitura na formação do educando no ensino fundamental I

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos Junior, Lucas Schenoveber dos-
Autor(es): dc.contributorSantos Junior, Lucas Schenoveber dos-
Autor(es): dc.contributorKonopatzki, Evandro André-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorSilva, Elisangela Alves dos Reis-
Autor(es): dc.creatorSouza, Lorinaldo Evangelista da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:16:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:16:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21062-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671376-
Descrição: dc.descriptionReading is an important tool for one`s intellectual development, in addition to providing grants that enhance the learning process. The present work is inspired by the importance of encouraging reading and the process of interaction between reader, writer and text. It also exposes some thoughts on reading, as well as the account of an experimental reading project called Project Good Reader, developed in an Elementary school located in Cidade Gaúcha – Paraná. The project used books authored by writer Ruth Rocha, available at the library of the school. This study sought to establish the efficacy of the stimulus data for reading, encouraging the formation of readers as a way to enhance the teaching-learning process in the perspective of building thoughts and literacy through reading practices that enable the realization so organized around a variety of texts, socializing cognitive, social and intellectual skills during the process of teaching and learning. Also presents strategies for how the teacher can work reading, taking the works of Ruth Rocha as a potentially significant resource.-
Descrição: dc.descriptionA leitura é uma importante ferramenta para o desenvolvimento intelectual do indivíduo, além de fornecer subsídios que potencializam o processo de aprendizagem. O presente trabalho apresenta como temática a importância do estímulo da leitura e do processo de interação entre leitor, escritor e texto. Expõe algumas reflexões sobre a leitura, bem como o relato de um projeto experimental de leitura intitulado Projeto Bom Leitor, desenvolvido em uma escola de Ensino Fundamental I, de Cidade Gaúcha – Paraná, que utilizou livros de autoria da escritora Ruth Rocha, disponíveis na biblioteca da referida escola. Este trabalho procurou constatar a eficácia dos estímulos dados para a leitura, no incentivo a formação de leitores, como forma de potencializar o processo de ensino-aprendizagem, dentro da perspectiva de construção de pensamentos e letramento, através de práticas de leituras que possibilitam a percepção de forma organizada em torno de uma diversidade de textos, socializando os conhecimentos cognitivos, sociais e intelectuais durante o processo de ensino-aprendizagem. Apresenta também estratégias de como o professor pode trabalhar a leitura, tomando as obras de Ruth Rocha como um recurso potencialmente significante.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Pesquisa-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectIncentivo à leitura-
Palavras-chave: dc.subjectCapacidade intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectReading promotion-
Palavras-chave: dc.subjectMental efficiency-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA estratégia da leitura na formação do educando no ensino fundamental I-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.