A internacionalização da educação superior no contexto da cooperação sul-sul: uma análise do programa estudantes convênio de pós-graduação (pec-pg)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPezarico, Giovanna-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2031390761559720-
Autor(es): dc.contributorPeloso, Franciele Clara-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7772233403286491-
Autor(es): dc.contributorPezarico, Giovanna-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2031390761559720-
Autor(es): dc.contributorBeal, Marcos Antônio-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5338911678828405-
Autor(es): dc.contributorBernartt, Maria De Lourdes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1982876455910216-
Autor(es): dc.creatorKroetz, Camila-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:16:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:16:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4525-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671350-
Descrição: dc.descriptionThe present study is an exercise of public policy analysis, having as it outlines the moment of the political cycle and the resignation on the decision agenda. The main objective of the dissertation is to analyze how the Postgraduate Student Agreement Program (PEC-PG) relates to the movements of internationalization of Higher Education, based on policy analysis. Therefore, the methodological approach built for the present study is related to the qualitative approach, centered on considering the perspective of descriptive research. Kingdon's Multiple Flow Model is used as an analytical framework. Among the main considerations of the study, it is observed that the flow of problems demonstrates relevant information about the problem of internationalization of Higher Education in Brazil, as well as its tensions in relation to objectives aimed at South-South cooperation. In relation to the flow of alternatives, it is noticeable in the categories of values involved and technical feasibility, which permeates the issues related to the internationalization of higher education in the globalized world. The political flow, in turn, stands out for identifying times when the internationalization of Higher Education was being evidenced worldwide, but mainly, in the needs of Brazil and developing countries. From the coupling of the three flows, it is clear that the problem was evident, having technical feasibilities and favorable national humor that favored the entry of the PEC-PG Program into the agenda setting.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo trata-se de um exercício de análise de política pública, possuindo como recorte o momento do ciclo de político de conformação da agenda decisória. O objetivo central da dissertação é analisar como o Programa Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) se relaciona com os movimentos da internacionalização da Educação Superior, a partir da análise de políticas. Para tanto, o percurso metodológico construído para o presente estudo relaciona-se com a abordagem qualitativa, centrada em considerar a perspectiva da pesquisa descritiva. O Modelo de Múltiplos Fluxos de Kingdon é utilizado como referencial analítico. Dentre as principais considerações do estudo, observa-se que o fluxo de problemas demonstra informações relevantes a respeito da problemática da internacionalização da Educação Superior no Brasil, assim como os seus tensionamentos em relação a objetivos voltados a cooperação Sul-Sul. Em relação ao fluxo de alternativas, percebe-se destaque nas categorias de valores envolvidos e viabilidade técnica, por onde perpassa as questões relacionadas a internacionalização da Educação Superior frente ao mundo globalizado. O fluxo político, por sua vez, destaca-se por identificar momentos em que a internacionalização da Educação Superior estava sendo evidenciada mundialmente, principalmente no contexto do Brasil e de países em desenvolvimento. A partir do acoplamento dos três fluxos, percebe-se que o problema estava evidente, possuindo viabilidades técnicas e humor nacional favorável que contribuíram para a entra do Programa PEC-PG na agenda decisória.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública - Análise-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de intercâmbio de estudantes-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policy - Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Higher-
Palavras-chave: dc.subjectStudent exchange programs-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia/Tecnologia/Gestão-
Título: dc.titleA internacionalização da educação superior no contexto da cooperação sul-sul: uma análise do programa estudantes convênio de pós-graduação (pec-pg)-
Título: dc.titleInternationalization of Higher Education in the South-South Cooperation context: an analysis of the Programa Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.