Análise do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Afonso Pena visando a obtenção da etiqueta nacional de eficiência energética, nível “A”, segundo o método do PROCEL edifica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRocha, Joaquim Eloir-
Autor(es): dc.creatorSoares, André-
Autor(es): dc.creatorSantos, Fagner Martins dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:15:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:15:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18479-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671334-
Descrição: dc.descriptionIn Brazil, public works are performed by means of public bids where the most economically advantageous tender is chosen for the public management. So that this happens efficiently and effectively and the result is accomplished – the contracted object is exactly as expected – it is strictly necessary the bidder to be as clear as possible when making the respective technical specification. In this context, this essay aggregates the already used specifications, elements which bind technical features related to the most efficient systems. The addressed systems are: lightening, air conditioning and the environment, which according to Procel, a Brazilian certifying agency, is one of the most relevant systems regarding energy efficiency. The model object of this study are the airports; it is expected that not only case study but also the draught technical specification complementary presented and remodeling works or even the enlargement of Brazilian airports may be submitted to the certifying agency, Procel Edifica, after their conclusion and get level A certification in energy efficiency.-
Descrição: dc.descriptionNo Brasil, as obras públicas são realizadas por meios de leilões onde dentre as propostas se elege aquela que seja a mais vantajosa para a administração pública. Para que isso aconteça de uma forma eficiente e eficaz e o resultado seja atingido, ou seja, o objeto contratado seja exatamente o que se deseja, torna-se estritamente necessária a maior clareza possível por parte do agente licitador quando da elaboração da respectiva especificação técnica. Nesse contexto, esse trabalho vem agregar as já utilizadas especificações, elementos que vinculem características técnicas relacionadas aos sistemas que forneçam a melhor eficiência possível. Os sistemas abordados são: iluminação, condicionamento de ar e o entorno que de acordo com o Procel, agente certificador brasileiro, trata-se dos sistemas mais relevantes do aspecto da eficiência energética. O objeto modelo desse trabalho são os aeroportos e espera-se que com o estudo de caso e a minuta de especificação técnica complementar apresentada, as obras de reforma e ampliação de aeroportos brasileiros possam, após sua conclusão, ser submetidas ao órgão certificador, Procel Edifica, e obter certificação nível A em eficiência energética.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Eletrotécnica-
Palavras-chave: dc.subjectLeilões-
Palavras-chave: dc.subjectAeroportos-
Palavras-chave: dc.subjectObras públicas-
Palavras-chave: dc.subjectAuctions-
Palavras-chave: dc.subjectAirports-
Palavras-chave: dc.subjectPublic works-
Palavras-chave: dc.subjectEficiência Energética-
Título: dc.titleAnálise do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Afonso Pena visando a obtenção da etiqueta nacional de eficiência energética, nível “A”, segundo o método do PROCEL edifica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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