Abordagem de conceitos químicos por meio de uma estação de tratamento de água (ETA): uma sequência didática para o ensino da química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeite, Oldair Donizeti-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-2554-3696-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8436215509083608-
Autor(es): dc.contributorFlores, Éder Lisandro de Moraes-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-2017-6316-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1947122730060457-
Autor(es): dc.contributorTondo, Daniel Walker-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7121442162301693-
Autor(es): dc.contributorCavalcanti, Eduardo Luiz Dias-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2609515072700660-
Autor(es): dc.contributorLeite, Oldair Donizeti-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-2554-3696-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8436215509083608-
Autor(es): dc.creatorBueno Filho, Deusdeditt de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:15:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:15:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5457-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671329-
Descrição: dc.descriptionStudents that join Chemistry graduation, from Instituto Federal do Paraná – Campus Cascavel, when they start their academic life, they have been presented many learning disabilities in chemistry contents due to the existing deficit of basic chemistry concepts. This results into demotivation on their studies and in the non-continuity of their academic education, interrupting, therefore, their professional formation process, what represents a negative consequence regarding to the demand of qualified professionals in this area in the region. Looking for a solution that can minimize this conflict in the teaching-learning process, it was proposed and tested a pedagogic activity, by using an active methodology, based in the significative learning and in the learning based on problems, through a didactic sequence, contextualized with the theme Water Treatment Station. In this didactic sequence, it is approached many basic concepts of chemistry, administered by several activities of laboratory theory and practice. It is expected, in this sense, to enable a better performance of the students about their learning achievement in the curricular component General and Experimental Chemistry, a discipline of its pedagogical plan, which will be an introductory background of basic concepts of chemistry to underpin other specific curricular components of chemistry during their academic life.-
Descrição: dc.descriptionOs alunos ingressantes no curso de graduação de Licenciatura em Química, do Instituto Federal do Paraná – campus de Cascavel, ao iniciarem sua vida acadêmica, têm apresentado muitas dificuldades de aprendizagem nos conteúdos de química em decorrência do déficit existente dos conceitos básicos de química. Isso acaba resultando na desmotivação de seus estudos e na não continuidade de sua formação acadêmica, interrompendo, portanto, seu processo de formação profissional, o que representa uma consequência negativa quanto à demanda de profissionais qualificados nessa área na região. Buscando uma solução que possa minimizar esse conflito no processo ensino - aprendizagem, foi proposta e testada uma atividade pedagógica, utilizando uma metodologia ativa, baseada na aprendizagem significativa e na aprendizagem baseada em problemas, por meio de uma sequência didática, contextualizada com o tema Estação de Tratamento de Água. Nessa sequência didática, abordaram-se vários conceitos básicos de química, administrados por várias atividades teóricas e práticas laboratoriais. O objetivo, nesse sentido, foi o de proporcionar um melhor desempenho na performance dos alunos quanto ao seu aproveitamento de aprendizagem no componente curricular Química Geral e Experimental, uma disciplina curricular do plano pedagógico de seu curso, a qual servirá como um embasamento introdutório de conceitos básicos de química para alicerçar os demais componentes curriculares específicos de química no decorrer de sua vida acadêmica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherQuímica em Rede Nacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDistúrbios da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem baseada em problemas-
Palavras-chave: dc.subjectLearning disabilities-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectProblem-based learning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia/Tecnologia/Gestão-
Título: dc.titleAbordagem de conceitos químicos por meio de uma estação de tratamento de água (ETA): uma sequência didática para o ensino da química-
Título: dc.titleApproach of chemical concepts through a water treatment station (ETA): a didatic sequence for teaching chemistry-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.