O processo avaliativo na construção da aprendizagem significativa em matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Cidmar Ortiz dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Cidmar Ortiz dos-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Adriano Hidalgo-
Autor(es): dc.creatorSevero, Leonardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:15:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:15:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26819-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671289-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme the evaluation process in Mathematics, based on the theory of significant learning from authors who deal with the assumptions listed by David Ausubel. It is also understood that the evaluation process is inseparable from the teaching and learning process, permeating, even, the entire construction of knowledge. The appropriation of mathematical knowledge is the result of the way in which knowledge mediation occurs, that is, the teaching action and the conceptions that the teacher has about the evaluation will directly determine the quality and effectiveness of the student's learning. The main objective was to analyze, from the existing literature, how the evaluation process interferes in the construction of meaningful learning in Mathematics and, therefore, in the student's cognitive development. Thus, it is necessary to consider that the student is an active being in the process of building knowledge. This subject, in turn, has previous knowledge acquired, even outside the school space. This knowledge will therefore serve as an anchorage for the formation of more elaborate structures of thought. In this way, the mediation of mathematical knowledge, where the evaluation process occurs continuously and allows the student a critical and reflective action, valuing the knowledge he has, will allow him to develop skills and potential, also determining his autonomy, critical sense and autonomy in the society in which it operates.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a o processo avaliativo em Matemática, embasado na teoria da aprendizagem significativa a partir de autores que tratam dos pressupostos elencados por David Ausubel. Entende-se, ainda, que o processo avaliativo é indissociável do processo de ensino e aprendizagem, permeando, inclusive, toda a construção do conhecimento. A apropriação do conhecimento matemático é resultado da forma como ocorre a mediação do conhecimento, ou seja, a ação docente e as concepções que o professor possui acerca da avaliação determinarão diretamente a qualidade e a efetivação da aprendizagem do aluno. Teve-se como objetivo principal analisar, a partir da literatura existente, como o processo avaliativo interfere na construção da aprendizagem significativa em Matemática e, por conseguinte, no desenvolvimento cognitivo do aluno. Desta forma, é preciso considerar que o aluno é um ser ativo no processo de construção do conhecimento. Este sujeito, por sua vez, possui conhecimentos prévios adquiridos, inclusive, fora do espaço escolar. Estes conhecimentos servirão, portanto, de ancoradouro para a formação de estruturas mais elaboradas do pensamento. Desta forma, a mediação do conhecimento matemático, onde o processo avaliativo ocorre de forma contínua e permite ao educando uma ação crítica e reflexiva, valorizando os conhecimentos que possui, permitirão a ele o desenvolvimento de habilidades e potencialidades, determinando também sua autonomia, senso crítico e autonomia na sociedade em que está inserido.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducation – Evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge and learning-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO processo avaliativo na construção da aprendizagem significativa em matemática-
Título: dc.titleThe evaluation process in the construction of significant learning in mathematics-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.