Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Steklain, Andre Fabiano | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6860638134885758 | - |
Autor(es): dc.contributor | Steklain, Andre Fabiano | - |
Autor(es): dc.contributor | Begiato, Rodolfo Gotardi | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Alexandre Luis Trovon de | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Helena Corrêa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:15:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:15:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2971 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671273 | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to help Basic Education teachers to approach some basic concepts of Differential and Integral Calculus in the third year of high school using the software wxMaxima and Geogebra. Our purpose is to recover the teaching of Calculus in the school context, but in a different way from the traditional one, using the technology in our favor, as a facilitating tool in the teaching-learning process of boundary, derivative and integral concepts. The idea is that all the algebraic and graphic part, which requires specific mathematical knowledge, is done by software and that students learn to interpret the solutions that the tools provide us and to know a little more about mathematics and its applications. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo auxiliar professores de Educação Básica a abordar alguns conceitos básicos de Cálculo Diferencial e Integral no terceiro ano do ensino médio, utilizando os softwares wxMaxima e Geogebra. Nossa proposta visa resgatar o ensino do Cálculo no âmbito escolar, mas de uma maneira diferente da tradicional, utilizando a tecnologia em nosso favor, como uma ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem de conceitos de limites, derivadas e integrais. A ideia é que toda a parte algébrica e gráfica, que exige conhecimentos matemáticos específicos, seja feita pelos softwares e que os estudantes aprendam a interpretar as soluções que as ferramentas nos fornecem e a conhecerem um pouco mais sobre a matemática e suas aplicações. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo - Problemas, exercícios, etc. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo - Programas de computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo - Estudo e ensino (Segundo grau) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integrais (Matemática) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integrais (Matemática) - Estudo e ensino (Segundo grau) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calculus - Problems, exercises, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calculus - Computer programs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calculus - Study and teaching (Secondary) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integrals | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integrals - Study and teaching (Secondary) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | Cálculo: uso de recursos computacionais para inserir conceitos de limites, derivadas e integrais no ensino médio | - |
Título: dc.title | Calculus: use of computational resources to insert concepts of limits, derivatives and integrals in middle school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: