Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sales, Cristiano de | - |
Autor(es): dc.contributor | Nishida, Gustavo | - |
Autor(es): dc.contributor | Nishida, Gustavo | - |
Autor(es): dc.contributor | Sales, Cristiano de | - |
Autor(es): dc.contributor | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Débora Taís Brandão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:15:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:15:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8931 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671238 | - |
Descrição: dc.description | This work is intended to contribute to the diffusion of the idea that music, popular song genre, when treated in all its potentiality (music and lyrics), can help in literacy. To present how the meaning of the popular song is produced, we developed a glossary of musical terms to provide knowledge to non-musicians. This glossary includes the following concepts: rhythm, melody, harmony, timbre, melodic interventions, tempo, dynamics, expressions of interpretation and articulations. Finally, to show the production of meaning of the popular songs, three songs were analyzed emphasizing how letter and musical elements are organized. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho se destina a contribuir para difusão da ideia de que a música, gênero canção popular, quando tratada em toda sua potencialidade (música e letra), pode auxiliar no letramento. Para apresentar como o sentido da canção popular é produzido, desenvolvemos um glossário de termos musicais para proporcionar conhecimento aos não músicos. Nesse glossário constam os seguintes conceitos: ritmo, melodia, harmonia, timbre, intervenções melódicas, andamento, dinâmica, expressões de interpretação e articulações. Por fim, para mostrar a produção de sentido das canções populares, foram analisadas três canções salientando como letra e elementos musicais se organizam. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras Português/Inglês | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Popular music | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Music in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Elementos musicais da canção popular para produção de sentido no ensino de língua portuguesa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: