Elementos musicais da canção popular para produção de sentido no ensino de língua portuguesa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSales, Cristiano de-
Autor(es): dc.contributorNishida, Gustavo-
Autor(es): dc.contributorNishida, Gustavo-
Autor(es): dc.contributorSales, Cristiano de-
Autor(es): dc.contributorRemenche, Maria de Lourdes Rossi-
Autor(es): dc.creatorLeite, Débora Taís Brandão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:15:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:15:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8931-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671238-
Descrição: dc.descriptionThis work is intended to contribute to the diffusion of the idea that music, popular song genre, when treated in all its potentiality (music and lyrics), can help in literacy. To present how the meaning of the popular song is produced, we developed a glossary of musical terms to provide knowledge to non-musicians. This glossary includes the following concepts: rhythm, melody, harmony, timbre, melodic interventions, tempo, dynamics, expressions of interpretation and articulations. Finally, to show the production of meaning of the popular songs, three songs were analyzed emphasizing how letter and musical elements are organized.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho se destina a contribuir para difusão da ideia de que a música, gênero canção popular, quando tratada em toda sua potencialidade (música e letra), pode auxiliar no letramento. Para apresentar como o sentido da canção popular é produzido, desenvolvemos um glossário de termos musicais para proporcionar conhecimento aos não músicos. Nesse glossário constam os seguintes conceitos: ritmo, melodia, harmonia, timbre, intervenções melódicas, andamento, dinâmica, expressões de interpretação e articulações. Por fim, para mostrar a produção de sentido das canções populares, foram analisadas três canções salientando como letra e elementos musicais se organizam.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras Português/Inglês-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica na educação-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language-
Palavras-chave: dc.subjectPopular music-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMusic in education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleElementos musicais da canção popular para produção de sentido no ensino de língua portuguesa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.