Letramentos vernaculares locais e a BNCC

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPrim, Cristina de Souza-
Autor(es): dc.contributorGomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski-
Autor(es): dc.contributorRemenche, Maria de Lourdes Rossi-
Autor(es): dc.contributorPrim, Cristina de Souza-
Autor(es): dc.creatorMatos, Adriana Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:15:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:15:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25082-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671222-
Descrição: dc.descriptionOs letramentos vernaculares vêm ao encontro das necessidades da escola contemporânea em desenvolver o ensino de Língua Portuguesa voltado para a diversidade cultural e linguística, visto que, o acesso às várias práticas de letramento proporciona o ensino ético, crítico, democrático e inclusivo. Este trabalho é motivado pela constatação de que a escola contemporânea ainda enfatiza o ensino da norma-padrão como manutenção das relações de poder, estabelecendo o letramento dominante como fonte de ensino. O objetivo deste trabalho é verificar se a Base Nacional Comum Curricular, doravante BNCC, propõe o ensino de letramentos vernaculares locais na Educação Básica anos finais de Língua Portuguesa, e se há uma proposta, como isso deve ser feito? Para isto, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental descritivo com uma abordagem qualitativa, pautada em Rojo (2009) para contextualização do tema, em Kleiman & Santos (2019) no que toca os multiletramentos locais e a construção de práticas letradas, em Cerutti-Rizatti & Almeida, no que se refere ao reconhecimento do (não) pertencimento do eu em um locus cultural, e em Brasil (2017) no tocante às práticas de linguagem no ensino de Língua Portuguesa, abordagens linguísticas nos letramentos vernaculares, a função da escola de inserir o aluno no mundo da leitura e da escrita através de práticas letradas locais e potencializar o diálogo multicultural, fomentando o desenvolvimento desse sujeito com a sua singularidade, formações identitárias e culturais. A BNCC fala da ampliação dos letramentos, ou seja, o ideal não é só trabalhar com o clássico, mas com os multiletramentos de forma contextualizada; porém não traz uma definição e uma abordagem específica sobre os letramentos vernaculares locais, o que pode gerar dúvida ao professor, pois indiretamente pode haver outras interpretações e isso pode implicar o fortalecimento do ensino padrão da cultura dominante. Conclui-se que o estudo dos letramentos vernaculares proporciona o ensino da diversidade e multiculturalidade formando cidadãos crítico e reflexivo, que respeita a diversidade sócio histórica, de maneira democrática e inclusiva. O papel da escola é potencializar o diálogo multicultural de forma inclusiva, valorizando não apenas a cultura dominante, cânone, mas também as culturas locais e regionais, a cultura das massas populares, para que as vozes minoritárias sejam objetos de estudos, de análise sócio-histórica crítica, no qual o aluno possa se conhecer e reconhecer através dos letramentos vernaculares.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e educação-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Portuguesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and education-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleLetramentos vernaculares locais e a BNCC-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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