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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Prim, Cristina de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski | - |
Autor(es): dc.contributor | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
Autor(es): dc.contributor | Prim, Cristina de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Matos, Adriana Santos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:15:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:15:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25082 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671222 | - |
Descrição: dc.description | Os letramentos vernaculares vêm ao encontro das necessidades da escola contemporânea em desenvolver o ensino de Língua Portuguesa voltado para a diversidade cultural e linguística, visto que, o acesso às várias práticas de letramento proporciona o ensino ético, crítico, democrático e inclusivo. Este trabalho é motivado pela constatação de que a escola contemporânea ainda enfatiza o ensino da norma-padrão como manutenção das relações de poder, estabelecendo o letramento dominante como fonte de ensino. O objetivo deste trabalho é verificar se a Base Nacional Comum Curricular, doravante BNCC, propõe o ensino de letramentos vernaculares locais na Educação Básica anos finais de Língua Portuguesa, e se há uma proposta, como isso deve ser feito? Para isto, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental descritivo com uma abordagem qualitativa, pautada em Rojo (2009) para contextualização do tema, em Kleiman & Santos (2019) no que toca os multiletramentos locais e a construção de práticas letradas, em Cerutti-Rizatti & Almeida, no que se refere ao reconhecimento do (não) pertencimento do eu em um locus cultural, e em Brasil (2017) no tocante às práticas de linguagem no ensino de Língua Portuguesa, abordagens linguísticas nos letramentos vernaculares, a função da escola de inserir o aluno no mundo da leitura e da escrita através de práticas letradas locais e potencializar o diálogo multicultural, fomentando o desenvolvimento desse sujeito com a sua singularidade, formações identitárias e culturais. A BNCC fala da ampliação dos letramentos, ou seja, o ideal não é só trabalhar com o clássico, mas com os multiletramentos de forma contextualizada; porém não traz uma definição e uma abordagem específica sobre os letramentos vernaculares locais, o que pode gerar dúvida ao professor, pois indiretamente pode haver outras interpretações e isso pode implicar o fortalecimento do ensino padrão da cultura dominante. Conclui-se que o estudo dos letramentos vernaculares proporciona o ensino da diversidade e multiculturalidade formando cidadãos crítico e reflexivo, que respeita a diversidade sócio histórica, de maneira democrática e inclusiva. O papel da escola é potencializar o diálogo multicultural de forma inclusiva, valorizando não apenas a cultura dominante, cânone, mas também as culturas locais e regionais, a cultura das massas populares, para que as vozes minoritárias sejam objetos de estudos, de análise sócio-histórica crítica, no qual o aluno possa se conhecer e reconhecer através dos letramentos vernaculares. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Portuguesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | - |
Título: dc.title | Letramentos vernaculares locais e a BNCC | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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